Mei desenqudrado

CM
    🌱
    🌱 40 pts

Oi gente, se alguém puder me dar um help agradeço.

Tô com uma cliente que hj não é mais MEI ele abriu em 2022 e desde então não pagou nada, enfim.

Os anos de 2022 e 2023 foram pra PGFN, o ano de 2024 está na receita federal pra parcelamento, ele tem as multas do DAS SiMEI que foi enviadas em atraso e até hj não foram pagas, e também o ano de 2025 que ele já foi desenquadrado, e tem DCTFWEB de janeiro até setembro pra entregar.

como eu faço o melhor cenário de regularização desse MEI? ele quer encerrar ele mesmo não vai mais usar.

e o ano de 2025 não tem DAS pra pagar? são só DCTFWEB?

Se alguém puder me auxiliar da melhor forma eu agradeço.

2 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Carolaine

Não existe uma ordem a seguir para regularizar essa empresa, mas minha recomendação é a seguinte:

• Resolva as Dívidas de 2022 e 2023. As que estão na Dívida Ativa (PGFN), só resolvem pelo REGULARIZE, fazendo parcelamento ou pagamento.

• As dívidas do ano de 2024, como está na Receita Federal, pode gerar as guias atrasadas ou fazer parcelamento do MEI (PGMEI).

• Multas DAS-SIMEI - Podem estar na Receita ou na PGFN. O que estiver na Receita paga pelo PGMEI; o que estiver na PGFN parcela lá.

Como o MEI foi desenquadrado, não tem mais DAS-SIMEI a pagar para 2025. Ele passa a seguir regras de empresa normal (sem ser MEI).

Em relação a DCTFWeb 2025 (jan–set), precisa entregar somente se teve empregado ou informações obrigatórias no eSocial. Se não teve empregado, entrega uma DCTFWeb sem movimento (Janeiro).

Sobre a baixa, você pode pedir a qualquer momento, mas as dívidas continuam existindo, mesmo após o encerramento.

E só reforçando, estamos orientando os alunos quanto a 2ª regra da comunidade, pedimos sempre que cada postagem traga apenas uma dúvida por vez, assim conseguimos responder com mais agilidade e profundidade no tema.

Espero ter ajudado!

CM
    🌱
    🌱 40 pts

muito obrigada, estou vendo o melhor jeito com ele.

Mas esclareceu bastante.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.