MEI e APOSENTADORIA

BV
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde,

Gostaria de uma informação pois não quero fazer nada errado. Tenho um possível cliente que se aposentou com aposentadoria especial, (segundo o que o advogado informou a ele, nesta modalidade não pode mais continuar trabalhando CLT), se eu abrir um MEI para ele, não terá nenhuma complicação em relação ao seu benefício de aposentadoria? Poderiam também me apresentar a base legal referente a essa questão de aposentadoria especial.

4 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Bruna

Depende.

A Atividade MEI não pode ser a mesma ou similar a atividade que gerou o benefício da aposentadoria.

Site da Receita Federal diz o seguinte:

Benefícios previdenciários que serão cancelados

Aposentadoria por invalidez.

Auxílio-doença ou salário maternidade

Benefícios que NÃO serão cancelados após a formalização como MEI:

Aposentadoria especial por insalubridade, idade ou por tempo de contribuição.

Fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS).

Programa de integração social (PIS).

Pensão por falecimento do cônjuge/filho.

Pensão por falecimento dos pais.

Pensão recebida por tutor de menor de idade, por morte do responsável.

https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/quero-ser-mei/o-que-voce-precisa-saber-antes-de-se-tornar-um-mei

Espero ter ajudado.

BV
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura pensei em abrir um mei como promocao de vendas. Pois a principio essa atividade não há risco ne? Ele irá emitir nota fiscal, e não tem nenhum probkema pagar o boleto do mei, inss recebendo aposentadoria?

BV
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde Mariane, certo, mas tem outras atividades semelhantes PANFLETEIRO(A) INDEPENDENTE, etc. O que eu quero saber se eu abrir um MEI de Serviço para ele de atividade diferente, não terá nenhum problema com sua aposentadoria especial. Pois em hipótese alguma o cliente pode perder o benefício. Essa é minha dúvida.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.