MEI e produtor rural

GP
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, tenho um cliente que ele é MEI de usina de energia solar fotovoltaica, porém ele é produtor rural e emite nota de produtor em tempos de safra. Estou com dúvida se o MEI pode ser desenquadrado? As receitas como MEI e produtor rural se somam?

2 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Gabriel, tudo bem?

Se o cliente atua como MEI e também como produtor rural pessoa física, é necessário considerar que são naturezas jurídicas diferentes e portanto, as receitas do MEI e as receitas da atividade rural não se somam para fins de limite do MEI, pois pertencem a pessoas diferentes: uma jurídica e outra física.

Porém, é de extrema importância nesse caso é manter a separação entre as atividades, utilizar contas bancárias distintas e cumprir corretamente as obrigações fiscais de cada uma e manter um controle financeiro bem organizado e separado.

Porque se em algum momento a Receita Federal questionar a situação, o contribuinte poderá justificar com base nessa distinção que se trata de duas fontes de renda diferentes, desde que tenha tudo bem documentado e declarado de forma adequada, este seria meu entendimento.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.