MEI - empresa que teve inscrição estadual indeferida.

.
    🌱
    .
    🌱 0 pts

Cliente ano passado, mais ou menos no mês de abril do ano passado me informou que havia perdido o MEI devido extrapolar limite de compra, dai a empresa entrou em edital na sefaz no Ceará, foi necessário realizar a migração de MEI para ME e realizar os pagamentos reatroativos dos pgdas.

Logo que a empresa ME foi regularizada, foi realizado a pedido do cliente a baixa da ME.

Só que agora o cliente me apareceu com outro CNPJ MEI aberto por ele mesmo.

Ele me disse que tinha conseguido abrir o MEI e tudo, porém não estava conseguindo emitir nota, fui verificar na sefaz e ele teve a inscrição estadual desse novo CNPJ indeferida. Tentei um processo no redesim para atualizar a inscrição estadual dele, e ainda assim o processo foi indeferido.

Poderia me orientar porque isso aconteceu?

E qual deve ser o procedimento a se realizar para resolver a situação?

7 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (7)

MB
    🌱
    🌱 0 pts

Oi, boa tarde!

Existem algumas possibilidades:

• A Receita Federal pode ter registrado essa situação e, dependendo do caso, pode impedir o mesmo CPF de abrir um novo MEI imediatamente.

• O sistema da SEFAZ pode estar considerando que ele ainda tem pendências do CNPJ anterior, impedindo a nova Inscrição Estadual.

• É possível que o nome do empresário tenha sido incluído em alguma restrição estadual.

• Algumas atividades exigem enquadramento fora do MEI no Ceará. Se o novo CNPJ estiver com CNAEs que não são permitidos para MEI, a SEFAZ pode indeferir a IE.

O que você deve fazer é um levantamento dessas questões, consultando tanto no e-cac na Receita Federal, quanto na SEFAZ do estado. Regularizar os débitos se houver, verificar a atividade econômica e fazer um novo pedido após todas essas verificações.

.
    🌱
    .
    🌱 0 pts

Então qual o procedimento que devo fazer primeiro? Aonde analisar essa questão da sefaz?

MB
    🌱
    🌱 0 pts

Eu recomendo você solicitar a senha Gov do cliente e os dois CNPj’S para você fazer a primeira varredura no e-cac (em Situação Fiscal você puxa o relatório). Depois procurar a SEFAZ do estado para verificar o motivo, já que o indeferimento foi da I.E eles irão informar o porquê. Diante disso você conseguirá tomar uma ação mais direcionada.

.
    🌱
    .
    🌱 0 pts

no ecac os dois cnpjs estão ok, tanto que consigo emitir a certidão de débitos negativas de ambos os CNPJS. E no relatório fiscal também não costam débitos, em nenhum dos dois..

Tentei atualiza a IE , abri um processo, dai indeferiram. Daí liguei para sefaz, ela me informou que como ele tinha sido mei antes e excedeu o limite de compras, se ele deseja ter um CNPJ daqui pra frente, deverá abrir uma ME e ficar um ano como ME e dps solicitar a opção como MEI novamente… depois desse ano.

Mesmo que ele já tenha feito o desenquadramento e baixa do cnpj anterior…QUER dizer que a sefaz não aceita ele como MEI novamente? Ou será que da pra recorrer…

MB
    🌱
    🌱 0 pts

Então, acredito que não da p recorrer, pq encerrar um CNPJ MEI devido ao excesso de faturamento e abrir um novo imediatamente não é permitido. O histórico de faturamento e desenquadramento permanece associado ao CPF do empreendedor, impossibilitando a reabertura como MEI sem cumprir os requisitos estabelecidos. A SEFAZ tem razão, pq pensa comigo, senão todo mundo faria isso quando excedesse o limite.

OS
    🌱
    🌱 0 pts

Certamente a inscrição estadual antiga ainda continua válida na SEFAZ, por uma razão qualquer. Confere no Sintegra.

OS
    🌱
    🌱 0 pts

De fato, esta é a a resposta correta. Se ele foi desenquadrado, no ano seguinte não poderia mais ser MEI, independente da baixa.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.