Mei que não tirou notas em 2025.

GA
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde pessoal, tenho uma dúvida… tem um MEI que não tirou notas no ano de 2025, mas ele diz que faturou 80 mil durante o ano de 2025, ele pagou todas as guias do ano de 2025 em dia. Como proceder? ele continua sendo Mei? tem que fazer a transformação da empresa?

1 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

HP
    🌱
    🌱 0 pts

Primeiro passo: verificar a data de abertura da empresa.
    O MEI pode faturar até R$ 81.000,00 por ano, porém no primeiro ano o limite é proporcional ao número de meses em que a empresa ficou aberta.

Segundo passo:
    Se a empresa foi aberta em janeiro/2025 ou em anos anteriores, ele está dentro do limite anual.
    Nesse caso, você só precisa fazer a Declaração Anual do MEI informando os R$ 80.000,00 que ele te passou.
    Lembrando que o MEI não é obrigado a emitir nota fiscal, exceto quando presta serviços ou vende para pessoa jurídica.
    Essa regra vai mudar em 2027, quando a emissão será obrigatória também para pessoa física.

Terceiro passo:
    Se a empresa foi aberta em 2025, mas não em janeiro por exemplo, em março o limite muda.
    O cálculo é assim:

• R$ 81.000,00 ÷ 12 meses = R$ 6.750,00 por mês

• De março a dezembro são 10 meses

• 6.750 × 10 = R$ 67.500,00 de limite proporcional

Se ele faturou R$ 80.000,00, então ultrapassou o limite e precisaria desenquadrar do MEI.

Sobre o desenquadramento:

• Se o faturamento ultrapassou até 20% do limite, ele deve desenquadrar agora em janeiro/2026.

• Se ultrapassou mais de 20%, o desenquadramento é retroativo a janeiro/2025.

Agora me explica direitinho a situação dele para eu te orientar da melhor forma.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.