MEI ULTRAPASSOU LIMITE ANUAL.

HC
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite a todos, estou com 2 clientes MEI’s que ultrapassaram o faturamento anual acima dos 20% de limite, apenas por extrato bancário PF é PJ. Nesse caso, como estou enviando a declaração agora em maio/2024, ele será desenquadrado quando eu informar na DASN-SIMEI e terá que recolher o DAS COMPLEMENTAR e recolher retroativo pelo Simples Nacional desde 01/2024 com o faturamento de acordo com esse extrato bancário correto? Ou posso enviar faturamento dele 0,00 já que não teve nota fiscal emitida? É sobre as declarações como DCTF, EFD posso entregar 0,00 também? Nesse período que ele desenquadra desde 01/2024 ele recolhe pelo SIMPLES NACIONAL ou tem que esperar 01/2025 para fazer opção pelo SN ?

1 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Hugo, boa noite.

Se os seus clientes MEIs ultrapassaram o faturamento anual em mais de 20% do limite, eles devem ser desenquadrados do SIMEI e passarão a recolher os tributos pelo regime do Simples Nacional. A declaração de faturamento na DASN-SIMEI deve refletir o valor real faturado, mesmo que não tenham sido emitidas notas fiscais. Portanto, não é correto enviar faturamento de 0,00 se houve receitas.

Aqui estão os passos a seguir:

1. Desenquadramento: Informe o desenquadramento na DASN-SIMEI e recolha o DAS complementar sobre o valor excedente.

2. Recolhimento retroativo: Se o faturamento ultrapassou o limite em mais de 20%, o desenquadramento é retroativo a 1º de janeiro do ano em que ocorreu o excesso. Portanto, desde 01/2024, eles devem recolher pelo Simples Nacional.

3. Declarações como DCTF e EFD: As declarações devem ser entregues com os valores reais de movimentação. Não se deve entregar com faturamento 0,00 se houve receitas.

É importante lembrar que a gestão financeira precisa ser precisa para evitar problemas com a Receita Federal.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.