Quais obrigações após o desenquadramento?

SC
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, tenho um familiar que tem um MEI excluído por por débitos em janeiro de 2024. Os débitos já foram regularizados. Ele está aguardando janeiro para fazer a opção pelo Simples Nacional. Porém, esse ano de 2024 como vai ficar? Ele não está utilizando o CNPJ justamente para não gerar nada.

Acessei a caixa postal do Simples e lá constam 3 termos de intimação por omissão na entrega das declarações DCTF Janeiro, fevereiro, março e abril.

Como devo proceder para deixá-la regular até o prazo para opção pelo Simples, ele não pretende voltar a ser MEI, apenas reenquadrar no Simples Nacional.

4 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Solange, bom dia.

Como foi desenquadrado, a empresa pode optar pelo Lucro Presumido ou Lucro Real, a escolha deve ser definida na entrega da primeira DCTF referente a 2024.

Após a escolha, deve seguir apurando os simples e fazer a solicitação em Janeiro.

Espero ter ajudado.

SC
    🌱
    🌱 0 pts

@MARCELA NORONHA muito obrigada, estou entendendo. Se ele quiser utilizar o CNPJ então pode? Digo pela questão que não terá emissão de nota fiscal. E mesmo não tendo movimento no CNPJ, terá imposto a pagar?

Passei agora no CRC, vou dá entrada no registro e esse CNPJ será meu laboratório, rss.

SC
    🌱
    🌱 0 pts

@MARCELA NORONHA mais uma dúvida: a obrigação que vou ter como esse CNPJ, que está sem movimento, até janeiro é apenas a DCTF?

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá @Solange Machado Da Costa, boa tarde.

Ele pode sim utilizar o CNPJ, se não tiver faturamento, não terá imposto a pagar. A DCTF se for sem movimento, só é entregue no primeiro mês, se não faturar em 2024 não precisa entregar.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.