MEI - DESENQUADRAMENTO ACIMA DE 20%

FD
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, pessoal.

Estou com dúvidas em um processo de desenquadramento, poderiam me auxiliar, por favor?

Tenho um cliente mecânico que ultrapassou o limite do MEI em mais de 20%, neste caso vou precisar transmitir a PGDAS de cada mês de 2025 para apurar os tributos?

E quanto a notas fiscais, ele não emitiu nenhuma em 2025. Preciso fazer algo referente a isso?

Fazendo a escrituração contabil dele correta pra 2025, meu prazo para informar os lucros seria na reinf de janeiro com entrega em fevereiro tributando 10%?

Desculpem a quantidade de dúvidas.

Obrigada.

3 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Fabiana

Quando o MEI ultrapassa o limite de faturamento em mais de 20%, ocorre o desenquadramento retroativo a 1º de janeiro do ano em que o excesso aconteceu. Isso significa que ele deixa de ser MEI desde o início do ano e passa a ser optante do Simples Nacional, devendo recalcular os tributos de cada mês por meio do PGDAS-D — mesmo que não tenha emitido notas fiscais, pois é preciso declarar o movimento (ou informar “sem movimento” quando for o caso).

Se ele não emitiu notas em 2025, mas teve receitas, é necessário regularizar; se não houve faturamento, basta declarar zerado.

Na parte contábil, ao ser desenquadrado, o empresário precisa ter escrituração completa. Assim, os lucros apurados em 2025 devem ser informados na EFD-Reinf de janeiro de 2026 (entregue em fevereiro). Os 10% só é tributado se o lucro distribuido no mês for superior a 50Mil.

Espero ter ajudado.

FD
    🌱
    🌱 0 pts

SUPER obrigada, Mariane.

Ainda quanto ao assunto das notas fiscais eu não consigo emitir na competência por ter passado muito tempo. Apenas declarar o faturamento mês a mês no PGDAS resolve? Ou preciso fazer algo na prefeitura de SP?

MF
    🌱
    🌱 4 pts

@Fabiana Delgado @Fabiana Delgado Realmente não é possível emitir notas fiscais retroativas. Por isso, o declare o faturamento mês a mês no PGDAS-D isso resolve a parte tributária e guarde comprovantes do PGDAS e DAS pagos, pois isso prova que você está regularizado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.