Retificação de IRPF, transmissão duplicada

CT
    🌱
    🌱 87 pts

Pessoal, surgiu uma situação e gostaria de uma orientação sobre a conduta profissional mais adequada.

Ano passado fiz a declaração de IR de uma pessoa e, após analisar, a declaração completa ficou mais vantajosa. Informei dependentes, bens, dívidas e demais informações conforme os documentos e informações que ela me passou. A declaração foi transmitida normalmente.

Depois disso, a cliente me informou que a pessoa que fazia as declarações anteriores também transmitiu outra declaração sem autorização dela, dessa vez pela simplificada, declarando apenas os rendimentos. Orientei que ela resolvesse diretamente com ele, e posteriormente ela me disse que ele havia conseguido cancelar essa declaração.

Porém, neste ano ela veio dizendo que apareceu imposto a pagar e, pelo relato dela, aparentemente a declaração que ficou ativa/final foi a simplificada, e não a completa que eu havia enviado. Então acredito que esse cancelamento talvez não tenha ocorrido de fato.

O detalhe é que eu nunca tive acesso ao Gov.br dela e não tenho como verificar a situação diretamente, porque ela não quis fornecer acesso. Fiz a declaração apenas com base nos informes e nas informações/documentos que ela me encaminhou.

Expliquei para ela que, pelo que entendo, após o prazo legal não seria mais possível retificar alterando de simplificada para completa.

Gostaria apenas de saber se minha condução/orientação nesse caso foi correta e se, considerando a situação, eu teria mais alguma responsabilidade sobre isso.

1 respostas112 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

Márcio Augusto Borges
    6.022 pts
    Melhor Resposta · automática

Olá Camila. Bom dia.
    Sua condução e orientação técnica foram absolutamente corretas. Você agiu com base nas informações disponíveis, alertou sobre a impossibilidade legal de mudança de modelo após o prazo e resguardou sua atuação profissional.
    No sistema da Receita Federal, não existe o botão "cancelar declaração". O que existe é a sobreposição por retificação.

• A regra da última transmissão: Se você enviou a Completa e, depois disso, o outro profissional enviou a Simplificada (mesmo que sem autorização), a Simplificada substituiu a sua. Para a Receita Federal, a que está válida é sempre a última a entrar no sistema dentro do prazo.

• O "cancelamento" fantasma: Quando o outro profissional disse que "cancelou", ele pode ter tentado enviar outra por cima ou simplesmente mentiu para a cliente para encerrar a discussão.

• A trava do modelo de tributação: Você está coberto de razão. O Artigo 83 da Instrução Normativa RFB nº 1.500/2014 (e as regras anuais do IRPF) deixa claro: a opção pelo desconto simplificado ou pelas deduções legais (completa) é irretratável após o término do prazo de entrega. Portanto, se a Simplificada ficou como a última válida do ano passado, hoje ela não consegue mais retificar para o modelo Completo para recuperar aquelas deduções.

Como profissional, sua responsabilidade está atada ao cumprimento das normas técnicas e ao material que lhe foi fornecido. Veja os pontos que te respaldam:

• Ausência de culpa/nexo causal: O erro (ou a fraude) foi gerado por terceiros (o antigo contador) e pela falta de controle da própria cliente sobre os seus dados de acesso. O imposto a pagar que apareceu agora é reflexo direto da declaração Simplificada que ficou ativa, e não do trabalho que você entregou.

• Limitação de acesso (Gov.br): O fato de ela não ter fornecido o acesso ao Gov.br, embora dificulte a sua ajuda na resolução, funciona como uma excelente defesa para você. Sem o código de acesso ou o Gov.br, você não tinha como monitorar o status do processamento no e-CAC para ver se o outro profissional tinha feito alguma bobagem. Você cumpriu seu papel: elaborou, otimizou e transmitiu o arquivo autorizado.

Para encerrar esse assunto com a cliente de forma elegante, mantendo sua postura profissional e sem assumir um problema que não é seu, você pode orientá-la da seguinte forma:

1. Exigir o Extrato do e-CAC: Explique a ela que, para saber exatamente o que aconteceu, ela (ou alguém de confiança que tenha o acesso) precisa entrar no e-CAC, ir em "Meu Imposto de Renda" e baixar o Extrato do Processamento do ano passado. Lá constará o histórico de todas as declarações entregues (Originais e Retificadoras) e os respectivos horários. Isso vai provar qual foi a última declaração válida.

2. Formalizar a orientação por escrito: Se ainda não o fez, mande um e-mail ou uma mensagem formal resumindo o caso. Deixe registrado que a declaração por você entregue no dia X, às X horas, sob o recibo nº X, era o modelo Completo (mais vantajoso), e que alterações posteriores feitas por terceiros fogem do seu escopo de controle e responsabilidade.

Fique em paz. Você seguiu estritamente a legislação e o bom senso comercial. O problema dela decorre da interferência de um terceiro e da falta de gestão das próprias credenciais de acesso por parte dela.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.