Abertura de CNPJ para Associação

Gabriel Lisboa Bianchin
    🌱
    🌱 24 pts

Boa tarde, caros colegas. Preciso de suporte:

Um amigo me procurou para formalizar uma Associação que inclusive faço parte, eu mais ou menos sei que precisa de um estatuto, ata de reunião, mas ainda tenho muitas dúvidas, quais os demais passos para a formalização?

Obrigado desde já!

2 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

G
    🌱
    🌱 0 pts

Após realização das Assembléias são elaborados os respectivos documentos:

Estatuto Social

Ata

Relação nominal da diretoria

Feito isso é realizado a viabilidade no site do residim, e posteriormente o DBE,

De posse desses documentos você irá ao cartório fazer o registro dos respectivos documentos e há alguns cartório que já fazem todo procedimento para constituição do CNPJ.

Do contrário, terá que fazer um processo digital por meio do ECAC, e enviar todos os documentos para análise e aguardar a emissão do CNPJ.

Lembrando, que o Estatuto precisa da Assinatura de um Advogado com OAB ativa.

Depois da emissão do CNPJ, pode consultar juntos aos órgãos as respectivas licenças se for o seu caso, depois precisa ir até uma agência da Caixa para fazem o cadastro da associação para poder emitir a CND do FGTS, normalmente a da receita, Sefaz e trabalhista não precisa ir até os órgãos.

Em relação as obrigações, assim que sair CNPJ, seria interessante já fazer a emissão das declarações sem movimento.

Espero ter ajudado, desejo sucesso na sua jornada.

Atenciosamente,

Gleibson Santos

Consultor em gestão de parcerias formalizadas entre Administração Pública e Organizações Sociedade Civil

Contato: 9298602-3176

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.