Olá!
Estou com um cliente que está buscando atuar no mercado de compra e venda de materiais recicláveis, especificamente ferrosos e não ferrosos, como aço, ferro, alumínio, cobre, antimônio, bronze e ligas metálicas em geral. Estes materiais são classificados como não perigosos, o que significa que não apresentam risco significativo de danos ao meio ambiente ou à saúde humana, de acordo com a regulamentação vigente. A intenção do cliente é realizar a coleta dos resíduos desses materiais diretamente nas empresas que os geram, com o propósito de implementar uma estratégia de logística reversa. A logística reversa envolve o retorno desses materiais ao ciclo produtivo ou comercial, após o seu descarte inicial. Além disso, o cliente pretende não apenas realizar a coleta, mas também comprar e vender esses materiais no mercado, com o objetivo futuro de participar de licitações que envolvam a comercialização ou reaproveitamento desses insumos.
Atualmente, atendo apenas clientes prestadores de serviços... Seria minha primeira experiência atendendo um ramo mais específico como esse... Gostaria de entender quais aspectos tributários devo considerar ao abrir a nova empresa, pois meu cliente já possui uma empresa de engenharia mecânica no regime do Simples Nacional e pretende abrir essa nova empresa em sociedade com mais duas pessoas. Nesse caso, seria possível abrir uma LTDA no Simples Nacional? e em relação ao % de participação do sócio e anexos?
Consultei alguns CNAEs de empresas parecidas:
46.87-7-03 - Comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos
38.11-4-00 - Coleta de resíduos não-perigosos
46.63-0-00 - Comércio atacadista de Máquinas e equipamentos para uso industrial; partes e peças
49.30-2-02 - Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
77.39-0-99 - Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador.
Poderiam me dar uma luz em relação a isso? estou um pouco perdida... alguns colegas que conversei apresentaram entendimentos diferentes... Desde já, muito obrigada!!!