Abertura de uma organização sem fins lucrativos

MP
    🌱

Bom dia!

Preciso de uma orientação.

Uma amiga quer abrir uma Organização sem fins lucrativos ( Projetos Sociais)

Me informaram que é preciso primeiro registrar o Estatuto Social, em Cartório juntamente com a Ata de Constituição para depois solicitar o CNPJ junto a Jucesp.

E que esse Estatuto deverá ser assinado por um advogado registrado na OAB e do Diretor da Organização.

Por gentileza, me esclareçam se o caminho é esse mesmo.

Agradeço, desde já.

Maria das Graças!

7 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (7)

DS
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia

vou te passar um modelo de roteiro que eu geralmente utilizo como base para abrir uma assossiação voltado para projeto social. Mas é sempre bom você está atento a categoria da atividade de assossiação como por exemplo no ramo de alimentação que tem umas exigências que outras categorias de assossiação não tem. E não esqueça de sempre consultar a prefeitura local e verificar se tem a isenção de taxa de ALVARÁ.

CHEK-LIST DA CONSTITUIÇÃO ASSOCIAÇÃO.pdf
    MP
    🌱

Oi, Diego!

Eu agradeço muitíssimo pela atenção e, colaboração. Nossa me ajudou bastante com o Chek-list.

Muito obrigada!

Tenha um excelente final de semana.

At.te,

Maria das Graças!

MP
    🌱

Boa tarde,

Estou aqui novamente, alguém tem um modelo de Estatuto Social e modelo de Ata de Constituição, para abertura de uma Associação Filantrópica ( Assistência social com crianças).

Grata!

Maria das Graças!

MP
    🌱

Oi, Diego, boa tarde!

A Associação que estou fazendo o Estatuto e a Ata de Constituição e Eleição, tem só dois integrantes, um seria o Presidente e o outro o vice-presidente.

A Associação sem fins lucrativos pode ter no mínimo, quantos membros na diretoria?

DS
    🌱
    🌱 0 pts

@Maria Das Graças Freitas De Paula Tendo duas pessoas no minimo, já pode constituir associação,depois mobilizar potenciais associados para novas adesões. A instituição tem que ter ao menos o presidente e o tesoureiro, alguns cartórios pede ao menos isso. Mas você pode fazer o seguinte,colocar em ATA a informação e também o ESTATUTO que o presidente tem a prerrogativa tem a autoridade de assinar qualquer documento finaceiro com ou sem o tesoureiro. Ficaria nesse caso o PRESIDENTE e o SECRETÁRIO. O PRESIDENTE poderia assumir as funções do Vice ou tesoureiro ou secretário assumir o função do vice. Nesse caso você estaria constituindo uma associação com acumulos de função.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.