Alteração Contratual

FN
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!
    Pessoa, estou fazendo uma alteração de empresa, tal sendo a retirada de dois sócios e incluindo apenas 1, que será responsável totalmente pelo CNPJ.
    estou fazendo o contrato para protocolar e tal me surgiu a dúvida;

Qual clausula posso colocar em contrato para formalizar a saída dos dois sócios? e incluir o novo? sobre as quotas deles preciso transferir?
    Na alteração também fiz o aumento do capital social..

Ex: o Capital social anterior era no valor de R$5.000,00, incluir a alteração passando a ser para R$20.000,00 preciso transferir de forma voluntária as quotas dos que estão saindo?

4 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Francisco, boa tarde.
    Para que as devidas alterações siga os padrões de exigência da junta comercial, sugiro a leitura do:

Código Civil Brasileiro (Lei nº 10.406/2002):

Art. 1.003: Trata da cessão de quotas e da responsabilidade dos sócios retirantes.

Art. 1.031: Dispõe sobre a retirada de sócios e a liquidação de suas quotas.

Art. 1.053: Estabelece as regras para a alteração do contrato social.

Instrução Normativa DREI nº 81/2020: Regula os procedimentos para arquivamento de atos de empresas, incluindo alterações contratuais.

Espero ter ajudado

Gabriel Lisboa Bianchin
    🌱
    🌱 24 pts

Eu fiz um procedimento meses atrás com situação bem parecida e a junta exigiu o pagamento do ITCMD incidente sobre os valores de cotas transferidas. Deu bastante dor de cabeça para mim e para o empresário.

FN
    🌱
    🌱 0 pts

@Gabriel Lisboa Bianchin Na clausulá de cessão das cotas, inclui a seguinte: CLÁUSULA TERCEIRA -  TRANSFERÊNCIA DE QUOTAS E EXCLUSÃO DE SÓCIOS

Os sócios xxxxxx se retiram voluntariamente da sociedade assim transferindo, mediante cessão gratuita, a totalidade de suas cotas do capital social, cotas estas representadas por 2.500,00 (Dois mil e quinhentos) quotas de xxxxxx e  2.500,00 (Dois mil e quinhentos) quotas de xxxxx, totalizando 5.000,00 em quotas dos sócios retirantes, no valor total de R$ 5.000,00 ( Cinco mil reais), para o sócio que neste ato e admitido, xxxxx, ( inclui todos os dados do novo sócio )que recebeu 5.000 ( Cinco mil) quotas no valor de R$1,00 (um real) cada, passando a ser o único sócio e sócio administrador.

O (s) sócio (s) retirante (s) dá (dão) plena, rasa e integral quitação de seus haveres sociais, para nada mais reclamar, em tempo algum, de lucros, haveres ou outros créditos sociais. 

Qual foi a melhor forma que você resolveu a situação? o contrato ainda está em analise e qual foi a junta comercial de registo?

Gabriel Lisboa Bianchin
    🌱
    🌱 24 pts

Não, a junta exigia a certidão de ITCMD da quitação, aí tive que apurar uma guia de 3% sobre as cotas transferidas através do cartório, pagar a guia para a emissão da certidão e depois anexar no processo esta certidão e aí então o processo foi deferido.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.