ALTERAÇÃO DE ESTADO OAB

DJ
    🌱
    🌱 0 pts

Ola,

Tenho uma cliente que vai precisar transferir a OAB para outro estado, no entanto ela tem um escritório aberto inscrito com a OAB no estado de origem dela. Como é feita essa alteração? Posso somente fazer um DBE de alteração de endereço? ou como é sociedade de advogado tenho que fazer algum processo na OAB? A alteração tem que ser feita antes ou depois da transferência ser deferida?

1 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Débora, tudo bem?

No caso de sociedade de advogados, a alteração de endereço para outro estado não pode ser feita apenas com o DBE. Antes disso, é necessário que a OAB aprove a transferência da inscrição da sócia para a nova seccional. A sociedade só pode funcionar em um estado se os sócios estiverem regularmente inscritos na OAB desse local.

Após a transferência da inscrição da sócia ser deferida pela nova seccional, será preciso solicitar a transferência da sede da sociedade na OAB. Esse procedimento varia conforme a seccional, mas normalmente exige a alteração do contrato social, certidão de regularidade na OAB de origem e aprovação da nova seccional (precisará verificar na OAB como proceder).

Somente depois da OAB aprovar a mudança é que será possível gerar o DBE, alterar o contrato social e protocolar o processo na Junta Comercial. Também será necessário atualizar o cadastro municipal.

Portanto, o primeiro passo é aguardar a transferência da inscrição da sócia ser deferida. Depois disso, a alteração da sede da sociedade poderá ser formalizada tanto na OAB quanto nos demais órgãos.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.