Atividade intelectual - Registro de CNPJ

GT
    🌱
    🌱 0 pts
    Boa tarde, estava estudando sobre abertura de Empresário Individual para uma corretora de imóveis e vi alguns artigos sobre ser vedado a abertura de empresa individual pra profissionais que exercem atividades intelectuais. 

Como registrar cnpj de atividade intelectual, por exemplo: corretor de imóveis, ou até mesmo eu como contador, em que será atividade desenvolvida pelo próprio profissional, sem sócios?

Eu posso usar a EI ou realmente não é possível? Qual alternativa temos? A primeira vez que eu vi sobre isso...

A legislação que vi foi a abaixo:

Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de               natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou                         colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

Como identificar o elemento de empresa?
    2 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Guilherme

De primeiro momento, as profissões intelectuais são impedidas de ingressar como EI, de acordo com o CC que destacou, mas elas podem se tornar empresários se a atividade "constituir elemento de empresa", ou seja, colocar no desenvolvimento de sua ativadade os fatores que o caracteriza como empresário, tais como: Capital, Mão de Obra, Matéria Prima e Tecnologia.

Uma alternativa é Abrir um Sociedade Unipessoal, que particulamente considero mais vantajosa, pois como EI os bens pessoais se misturam com os bens da empresa, e caso venha a ocorrer uma execução Fiscal ou Trabalhista, o EI responde também com seus bens pessoais, enquanto na Sociedade, esse valor é limitado ao Capital aplicado.

Espero ter Ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.