BAIXA DE EMPRESA

EM
    🌱
    🌱 0 pts

Chegou um cliente MEI que foi excluído do Simples Nacional por débitos a partir de jan/2025, o mesmo tinha débitos e ausência de declaração do MEI desde 2021 e quer fazer a baixa do CNPJ.

A IE na SEFAZ MT está suspensa por omissão de EFD e por ausência de contabilista, como o cliente era MEI, ele não tem certificado digital, portanto ainda não consegui acessar o portal do estado para verificar os débitos estaduais.

Posso fazer a baixa da empresa sem olhar os débitos estaduais, já que a inscrição já está suspensa? ou provavelmente tenham débitos a pagar ao estado?

Preciso me registrar como contador da empresa para conseguir entregar as declarações ainda e realizar a baixa? ou consigo realizar essas pendências apenas com meu certificado digital mesmo não sendo contador registrado do cliente?

Quanto aos débitos e pendências na Receita Federal já estou resolvendo.

Desde já, muito obrigada!

1 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Edyslane, tudo bem?

Mesmo que a inscrição estadual esteja suspensa, é possível que existam débitos a pagar ao estado. Tecnicamente, você poderia tentar fazer a baixa sem verificar os débitos estaduais, mas não é o recomendado, pois a Sefaz pode posteriormente cobrar esses valores do contribuinte. Então, o correto é regularizar antes de concluir a baixa.

Para entregar declarações como EFD-Contribuições, ECF, ECD ou EFD-ICMS/IPI, geralmente é necessário que você esteja registrada como contadora da empresa. Ter apenas seu certificado digital pessoal não é suficiente para entregar essas obrigações em nome da empresa, porque você terá que assinar como procurador.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.