Baixa empresa excluida do simples nacional

JA
    🌱
    🌱 0 pts

Olá pessoal,

Estou com o caso de uma empresa que foi excluida do simples em jan/24 porém não tem movimento desde esse mesmo periodo. O empresário deseja baixar a empresa e no ecac quando consulto a situação fiscal não consta nenhuma pendências nos controles da Receita Federal e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e nem inclusão no CADIN, a empresa não tem funcionários para dar baixa na carteira. Entendo que tenho que enviar as informações referente a 2024 e 2025 até o dia da baixa (sem movimento), mas por não ser mais do simples onde devo enviar? Tem algum link que possa me auxiliar nessa parte?

Com base nessas consultas posso baixa o CNPJ ou tem algo mais que preciso consultar ou enviar para que eu possa baixar?

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Jeniffer

A partir de Janeiro de 2024, a empresa perdeu o enquadramento no Simples Nacional, e nesse caso precisa optar pelo Regime Tributário Lucro Presumido ou Lucro Real.

Por não possuir movimentações, estar totalmente Inativa, a declaração que precisa enviar é a DCTF sem movimento de Janeiro/2024 e DCTFWEB sem movimento também de Janeiro/2024.

Em Janeiro/2025 envia apenas o MIT sem movimento dentro da DCTFWEB.

Como no relatório fiscal não apresenta essas declarações em aberto, verifique se já foram enviadas através do ECAC, consulta declarações.

Após isso, pode dar baixa na empresa.

Lembrando que débitos não impede a extinção da empresa.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.