Bom dia! No curso de abertura de empresa foi falado que é importante orientar o cliente que é necessário o certificado digital. Minha dúvida é qual tipo de certificado indicar, vi aqui na SEFAZ do meu estado que é necessário um ICP-BRASILV5.

JJ
    🌱
    🌱 0 pts
    4 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá José, boa noite!
      ICP-Brasil é uma cadeia hierárquica de órgãos que identificam, de forma virtual, pessoas físicas e jurídicas. Dessa maneira, os documentos com assinatura digital podem ter a mesma validação que aqueles impressos em papel. 
    Os certificados indicado são A1 - que é um arquivo para instalar no computador (eu particularmente prefiro e indico esse) 
    e o A3  - são armazenados em mídias mais portáteis, como tokens USB ou cartões com chip. 
    As certificadoras tem várias, basta escolher uma  de confiança, uma bem conhecida é a Serasa Experian (sem conflitos de interesse).
    Espero ter ajudado😉
    LR
    🌱
    🌱 0 pts
     tenho uma dúvida que talvez seja o que a colega quis perguntar.
    O indicado é solicitar o certificado de PF do sócio ou PJ?

Vi que para o eSocial é obrigatório, mas seria obrigatório o da PJ ou com o PF também dá para transmitir?

Tenho solicitado o eCNPJ, mas tenho refletido que talvez o eCPF tenha mais utilidade, já que poderá ser utilizado pelos sócios também.
    ER
    🌱
    🌱 6 pts
     O  certificado PJ

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.