Como ser um autônomo.

TC
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, pessoal, tudo bem?

Estou querendo começar a empreender na contabilidade, como ainda nao tenho clientes “estou com alguns em contação”. Queria começar como autônomo. E aí que me surgiu a seguinte dúvida.

Eu ja sou CLT a alguns anos e não quero ainda sair do meu emprego para me arriscar, e assim conseguir espaço no mercado antes de me aventurar. Mas minha dúvida e mesmo ja recolhendo INSS pela empresa na qual trabalho tenho que recolher tambem como autônomo? Outra coisa mesmo sem faturamento sou obrigado a recolher o INSS.

3 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Thiago

Não obrigatoriamente. De acordo com o artigo 11 da IN RFB nº 971/2009, se você já recolhe como segurado empregado (CLT) com remuneração superior ao teto do INSS (R$ 7.786,02 em 2024), não há obrigatoriedade de recolhimento adicional como autônomo, mas se o salário do emprego CLT é inferior ao teto, e você tiver rendimento como autônomo, deverá recolher o INSS sobre essa renda também.

A contribuição como autônomo (contribuinte individual) é obrigatória somente quando há efetivo recebimento de remuneração. Se não houver faturamento ou prestação de serviço, não há base de cálculo, e portanto, não é devido o recolhimento.

Espero ter ajudado.

TC
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura Bom dia ! Obrigado, Mariane, caso venha ter faturamento mesmo que esse valor seja inferior a o salario minimo, o valor recebido que sera usado como base de calculo certo ?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.