Distribuidora

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, pessoal!

Tenho um cliente que deseja abrir uma empresa para atuar como distribuidora de peças para motocicletas.

Gostaria de saber se há alguma característica específica, alguma particularidade, que diferencie uma distribuidora de outras empresas como comércio varejista.

Tenho também algumas dúvidas específicas:
    1 - Na Razão Social precisa ser informado que é uma distribuidora?
    2 - Sendo uma distribuidora, pode vender para consumidor final?
    3 - Sendo uma distribuidora, pode vender em quantidades pequenas?

Caso tenham algum ponto que julguem importante mencionar ao responderem minhas dúvidas, podem ficar à vontade.

Desde já agradeço pela atenção e ajuda de sempre.

2 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá José

A principal diferença está na atividade econômica e no público-alvo: Distribuidora (atacadista) atua no atacado, ou seja, vende produtos em maior quantidade para outras empresas (CNPJs); Varejista vende diretamente ao consumidor final (pessoa física).

1. Não é obrigatório que o termo “Distribuidora” conste na razão social. Mas é comum e recomendável para deixar clara a natureza da empresa no contrato social e no CNPJ.

2. Sim. Mesmo uma distribuidora pode vender ao consumidor final, desde que o CNAE abrangido no CNPJ permita o comércio varejista. Se a empresa desejar atender os dois públicos (oficinas e consumidores finais), o ideal é incluir dois CNAEs.

3. Não há nenhuma vedação legal. A diferença entre atacado e varejo não está na quantidade, mas no tipo de cliente.

E só reforçando, estamos orientando os alunos quanto a 2ª regra da comunidade, pedimos sempre que cada postagem traga apenas uma dúvida por vez, assim conseguimos responder com mais agilidade e profundidade no tema.

Espero ter ajudado!

JS
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura , bom dia!

Agradeço muito pela ajuda.

Respondeu todas as minhas dúvidas.

Quanto à regra de postar apenas uma pergunta, não tinha conhecimento.

Vou rever as regras e me atentar para o cumprimento delas.

Muito obrigado mesmo.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.