enquadramento no simples nacional

PP
    🌱

um cliente me procurou esse mês disse que foi desenquadrado do mei por conta do faturamento, pesquisando vi que eu teria que fazer a alteração da empresa formalmente na rede sim, porém, o CNPJ dele diz que ele é empresário individual e ME, todavia, não é Simples Nacional, dentro do E-cac tentei enquadrar mas informa que está fora do prazo que terminou em janeiro. Como proceder? se eu fizer a alteração da empresa formalmente para Limitada Unipessoal posso incluir no Simples Nacional?

2 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Pablo

A Natureza Jurídica - Empresário Individual, não interfere no Regime Tributário (Simples Nacional).

A empresa foi Desenquadradada do Simples Nacional, e como prazo passou não será possível voltar ao Simples em 2025, apenas em 2026.

Como foi Desenquadradada precisa atualizar a documentação perante os órgãos públicos, nesse caso, alterar a empresa de MEI para ME, e pode continuar com a Natureza Jurídica Empresário Individual ou alterar para LTDA.

Após essa alteração, a empresa precisa optar em recolher seus impostos pelo lucro presumido ou Lucro Real.

Espero ter ajudado.

PP
    🌱

Obrigado, Mariane! Vou dar baixa nesse CNPJ e abrir outro para ter acesso ao Simples. Impossível usar o Lucro Presumido

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.