Entidade sem fins lucrativos - Imposto na venda de imóvel

GC
    🌱
    🌱 0 pts

Galera, boa tarde.

Preciso de uma ajuda de vocês... eu trabalho em um Grupo composto por duas empresa, sendo elas:

Uma Empresa S.A. tributada pelo Lucro Real

e a outra uma EAPC (Entidade Aberta de Previdência Complementar) sem fins lucrativos.

Estamos incorporando o Aumento de Capital por bens imóveis da Empresa S.A. através de um imóvel da Empresa EAPC.

Detalhe: a Empresa S.A. é controlada pela EAPC.

Recebemos o seguinte apontamento da SUSEP:

"E, três, considerando o valor contabilizado no patrimônio de EMPRESA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR dos bens imóveis incorporados ao patrimônio da supervisionada em aumento de capital social (Demonstração SEI 2286539), o acionista subscritor deve apresentar o memorial descritivo e o comprovante de recolhimento do ganho de capital havido na operação."

Resumidamente... estão questionando o motivo de não apurarmos impostos no ganho de capital com a venda de bens imóveis da Entidade Sem Fins Lucrativos.

Poderiam me ajudar como justificar este questionamento deles por favor?

Grato desde já pessoal.

1 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Gabriel, boa tarde.
    É essencial que a resposta à SUSEP contenha uma justificativa clara, respaldada pela legislação vigente. A entidade deve demonstrar que:

A alienação do imóvel foi uma operação eventual, sem fins lucrativos.

Os valores obtidos serão integralmente aplicados nas atividades essenciais da EAPC.

A entidade cumpre rigorosamente os critérios de isenção previstos na Lei nº 9.532/1997 e na Constituição Federal.

A operação não configura atividade comercial, mas sim uma movimentação patrimonial estratégica.

Para reforçar a justificativa, pode ser necessário apresentar um memorial descritivo, detalhando o contexto da transação e a destinação dos recursos. Além disso, é recomendável incluir pareceres jurídicos ou contábeis que evidenciem a conformidade da operação com as normas tributárias.
    Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.