Exigência Jucesp | Declarações em duplicidade

MB
    🌱
    🌱 0 pts
    Prezados boa tarde!  Estou abrindo o meu escritório de contabilidade e segui exatamente o fluxo no curso, porem meu processo deu exigência, está alegando declarações em duplicidade.
    Poderiam me ajudar e me informar se todas as documentações que baixamos na fase do registro devem ser enviadas junto com o contrato ou não? As declarações de desimpedimentos de ambos os sócios devem ser enviadas?.

Eu fiz a entrega de modo eletrônico com o certificado do QSA, Nessa caso será que seria apenas o contrato social?

Eu envie todas as documentações abaixo, porem deu exigência conforme abaixo.EXIGENCIA JUCESP.png
    Requerimento Capa
    Contrato
    DECLARAÇÃO DE DESIMPEDIMENTO Sócio A
    DECLARAÇÃO DE DESIMPEDIMENTO Sócio B
    DECLARAÇÃO DE ENQUADRAMENTO - ME
    DECLARAÇÃO
    1 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

Márcio Augusto Borges
    6.809 pts

Olá Marciano. Boa tarde.
    A resposta curta é: Não, você não deve enviar as declarações de desimpedimento como arquivos separados se elas já constarem como cláusulas do próprio Contrato Social.

Nos processos de registro 100% eletrônicos (via Redesim / Capa Eletrônica), as Juntas Comerciais utilizam um padrão de análise:

1. Cláusulas Padrão no Contrato: O próprio modelo de Contrato Social (seja o gerado automaticamente pela Junta ou o redigido por você) já possui obrigatoriamente uma cláusula de desimpedimento dos sócios/administradores (declarando, sob as penas da lei, que não estão impedidos de exercer a administração por lei especial ou condenação criminal - Art. 1.011 do Código Civil).

2. Documentos Anexos Separados: Quando você anexa um arquivo PDF separado chamado "Declaração de Desimpedimento" (ou assina um termo avulso de desimpedimento), o analista da Junta entende que a mesma declaração está sendo apresentada duas vezes: uma dentro do texto do contrato e outra como documento anexo.

Como no ambiente digital o contrato social é assinado eletronicamente por todos os sócios (via e-CPF ou GOV.BR), a assinatura do contrato já valida juridicamente todas as cláusulas e declarações contidas nele.

O que deve (e o que NÃO deve) ser enviado anexado?

Quando você faz o protocolo eletrônico, o sistema pede a anexação de documentos. A regra de ouro para não dar exigência é:

❌ O que NÃO anexar em separado (evite duplicidade):

• Declaração de Desimpedimento dos Sócios: Já deve estar inserida como cláusula no corpo do Contrato Social.

• Declaração de Enquadramento como ME/EPP: Se o enquadramento for feito no próprio ato integrador/capa do processo, não anexe declaração avulsa (a menos que a Junta do seu estado exija o formulário próprio de enquadramento marcado no sistema).

• Declaração de Veracidade de Documentos: Só é necessária se o contador estiver autenticando documentos de terceiros com o seu e-CPF (conforme art. 9º-A da Lei 8.934/94).

O que DEVE ser enviado no protocolo:

1. O Contrato Social Constitutivo: Arquivo principal (PDF/A), contendo todas as cláusulas (objeto social, capital, administração, desimpedimento e foro).

2. Documentos de Identificação dos Sócios (RG/CNH): Apenas se a Junta do seu estado não fizer a validação automática dos dados pelo sistema do GOV.BR / Receita.

3. Comprovante de Pagamento do DAE/DARE: (Caso o sistema não faça a baixa automática pelo código do recolhimento).

Passo a Passo para Cumprir a Exigência

1

Verifique o Contrato Social

Análise de Cláusulas

1.Verifique o Contrato Social:Análise de Cláusulas.

Abra a minuta do seu Contrato Social e certifique-se de que existe a cláusula de desimpedimento do administrador (ex: "Os administradores declaram, sob as penas da lei, que não estão impedidos de exercer a administração da sociedade...").

2

Cancele/Edite o Protocolo na Junta

Ambiente de Cumprimento de Exigência

2.Cancele/Edite o Protocolo na Junta:Ambiente de Cumprimento de Exigência.

Acesse o portal da Junta Comercial no módulo de Cumprimento de Exigência / Reentradas.

3

Remova os Anexos Avulsos

Limpeza dos Documentos

3.Remova os Anexos Avulsos:Limpeza dos Documentos.

Exclua do sistema os arquivos PDFs das Declarações de Desimpedimento separadas que haviam sido anexadas na primeira tentativa.

4

Reenvie para Análise

Assinatura e Protocolo

4.Reenvie para Análise:Assinatura e Protocolo.

Mantenha anexado apenas o arquivo do Contrato Social (e documentos pessoais, se exigidos pela sua Junta estadual), assine novamente com os certificados digitais / conta GOV.BR dos sócios e faça o reenvio do protocolo.

Dica Prática: Como você utilizou o certificado digital dos sócios para assinar eletronicamente o processo, o analista só precisa validar o PDF do Contrato Social. Na grande maioria das Juntas Comerciais estaduais atuais, o envio exclusivo do Contrato Social (com a cláusula de desimpedimento embutida) é suficiente para deferir a abertura da empresa.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.