MEI Desenquadrado - Solicitação de reenquadramento

LJ
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, companheiros.
    Espero que os encontrem bem.

Recebi um caso de uma empresa, que no exercício de 2024 estava enquadrada como MEI. No início de 2025, o responsável, sem qualquer orientação profissional, realizou a entrega da DASN-MEI com um valor que exedia o limite em menos de 20%.

Por este motivo, em meados de setembro de 2025, a RFB enviou-lhe um comunicado de desenquadramento pelo motivo apontado acima, com data de início em 01/01/2025. Contudo, somente agora o empresário me procurou.

Acessei o eCac dele e estão pendentes as entregas de PGDAS e DCTFWeb referente ao exercício de 2025.

Minha dúvida é: Regularizando a entrega dessas obrigações, e quitando as MAEDs que serão geradas até 31 de janeiro, será possível solicitar reenquadramento ao MEI para o exercício de 2026?

Obrigado pela atenção.

2 respostas27 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Leonardo, tudo bem?

Quando o MEI é desenquadrado por excesso de faturamento, ele fica impedido de retornar ao MEI no exercício seguinte ao do desenquadramento.

Assim, se o desenquadramento ocorreu em 2024, a empresa fica impedida em 2025, podendo optar novamente pelo MEI em 2026, desde que atenda a todos os requisitos.

Já se o desenquadramento ocorreu em 2025, o impedimento vale para 2026, e a nova opção só seria possível em 2027.

Espero ter ajudado.

LJ
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, Thainan.
    Tudo bem, e com você?

Perfeito. Era o que eu acreditava.

Agradeço pelo retorno. Abraços!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.