Mudança de porte

DA
    🌱
    🌱 0 pts

Olá,

Como fica a contabilidade de um mei que resolve alterar o seu porte para ME na metade do ano? Pode prosseguir com a contabilidade ou devido a alteração tem algum procedimento para diferenciar os meses em que era mei e o restante do periodo que fez a alteração?

3 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Dandara

Quando um Microempreendedor Individual (MEI) altera sua natureza jurídica para Microempresa (ME) durante o ano-calendário, o período contábil e fiscal deve ser segregado em duas fases distintas:

Fase 1: De janeiro até o mês anterior à mudança – MEI Opcional a escrituração contábil formal, sendo suficiente manter controle de receitas (Livro Caixa).

Fase 2: A partir do mês da mudança – ME Deve adotar a contabilidade regular: Escrituração contábil (livro diário, razão, etc.);Escrituração fiscal.

Espero ter ajudado.

DA
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura no caso esse mei tem contabilidade pois participa de licitacao. Neste caso, em virtude da alteração de natureza jurídica, precisa fazer dois encerramentos no ano (ate o período q era mei e a partir da alteracao para EPP) ou pode deixar tudo junto em relação a escrituração contabil?

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Dandara Cristina Fonseca Araujo sim, faça uma separação contábil clara, como se fossem dois períodos distintos. Um encerramento contábil de MEI e uma abertura de ME...

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.