(sem título)

AS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite!

tenho uma cliente que vende produtos da natura e Avon,porem ela compra no cpf dela,ela tem uma empresa ME,mas so de serviço de promoção de vendas,puxo o imposto so desse servico todo mês,ela me passou que natura e avon nao vendem pra cnpj,so cpf,como faco nesse caso,pois ela recebe os pix cartoes dos valores que ela vende os produtos,tudo no cpf dela

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Adriana, tudo bem?

Essa é uma situação bem complexa, só que é bem comum com representantes de marcas como Natura e Avon, e realmente traz algumas limitações do ponto de vista contábil.

Essas empresas não permitem compras com CNPJ, apenas com CPF, justamente porque o modelo de negócios delas é baseado na consultoria e na venda direta realizada por pessoa física. Ou seja, não é possível formalizar essas vendas pela empresa ME da cliente, já que ela não consegue emitir nota fiscal de entrada nem registrar legalmente essas compras no CNPJ.

Nesse cenário, mesmo que ela tenha um CNPJ ativo com atividade de serviços, como promoção de vendas, as receitas da revenda de cosméticos continuam sendo receitas da pessoa física. Isso significa que todos os recebimentos via PIX, cartão, etc., que ela faz no CPF, devem ser considerados rendimentos pessoais (PF) e, dependendo do valor anual, precisam ser declarados no Imposto de Renda da Pessoa Física.

Ou seja: ela pode continuar atuando com a ME para os serviços, mas a atividade de revenda de cosméticos continuará sendo algo à parte, como pessoa física. Não tem como incorporar isso formalmente na empresa, a não ser que ela mudasse totalmente o modelo de negócio e abrisse uma loja/franquia dessas marcas, com contrato formal entre ela e as marcas (o que também tem um custo bem alto).

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.