Processo de Legalização Junta Comercial

ER
    🌱
    🌱 0 pts

Prezados boa noite,

Estou com algumas dúvidas ref. a desenquadramento de um MEI que passou para Simples Nacional, é o meu primeiro caso assim, Fiz o desenquadramento e todo o cálculo retroativo no simples.

Estou com algumas dúvidas quanto ao processo na junta comercial, o passo a passo ... Preciso verificar a viabilidade do endereço, o contrato social é redigido no proprio site ? O cliente efetuou algumas compras de imobilizado no inicio da atividade como MEI, porém algumas sem NF tipo compras pela OLX e outras sem ser no seu nome, pode ser integralizado ao capital social? Para alguns pode ser perguntas meio óbvias, mas como é minha primeira situação estou com bastante dúvidas...

Desde já obrigada!

5 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Elayne, boa noite.

Para o desenquadramento de MEI para Simples Nacional, você deve comunicar o desenquadramento do SIMEI (Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional) no portal do Simples Nacional. Após o desenquadramento, é necessário informar a mudança na Junta Comercial do seu estado. Realize a alteração de status no portal da Rede Sim, que é o sistema eletrônico de gestão tributária da Receita Federal. Se necessário, atualize os dados na prefeitura e no estado, dependendo das alterações feitas.

A Consulta Prévia de Viabilidade é uma pesquisa eletrônica que verifica se o endereço escolhido é adequado para a atividade econômica que você deseja desenvolver. Essa consulta é feita no banco de dados da Prefeitura do Município onde a pessoa jurídica será instalada e nos bancos de dados da Junta Comercial.

O contrato social pode ser redigido no próprio site da Junta Comercial ou em um modelo disponível online. É importante incluir todas as informações necessárias, como o nome empresarial, a sede, as atividades econômicas e os dados dos sócios.

Para integralizar um imóvel ao capital social, é necessário realizar um registro no cartório de registro de imóveis, além do registro na Junta Comercial. Além disso, não incide o ITBI sobre a transferência de imóveis integralizados ao capital social de pessoas jurídicas que não tenham como atividade preponderante a compra e venda ou locação de imóveis.

Espero ter ajudado!

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Elayne Maria Gadelha Rocha Para integrar uma máquina comprada sem nota fiscal ao capital social da sua empresa, primeiro, prepare um Termo de Doação ou Aquisição, descrevendo a máquina, suas características e o valor estimado. Em seguida, avalie a máquina para determinar seu valor de mercado, o que pode ser feito por um perito ou com base em preços de bens similares.

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Elayne Maria Gadelha Rocha Compra na OLX= Faz um termo de aquisição.

As comprada no nome do filho=Faz um termo de doação, onde o filho é o doador.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.