REGULARIZAÇÃO DE EMPRESA DE TRANSPORTES

MS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite! Estou fazendo a regularização de uma empresa que está atuando com o TRANSPORTE RODOVIARIO COLETIVO DE PASSAGEIROS, SOB REGIME DE FRETAMENTO MUNICIPAL, INTERMUNICIPAL, INTERESTADUAL E INTERNACIONAL, de forma turística (excursões). Apenas para contextualizar, essa empresa era MEI e foi desenquadrada por excesso de faturamento, e está migrando para uma Micro empresa. Para executar esse transporte, a empresa utiliza de duas VANS. Aprofundando sobre essa prestação de serviços, cheguei na RESOLUÇÃO Nº 4.777, DE 6 DE JULHO DE 2015, que me trouxeram duas informações do qual estou em dúvida, pois eu vi divergência de informação em outros sites.

Na resolução diz: Art. 10. I - contrato social consolidado ou estatuto social atualizados, com objeto social compatível com a atividade de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros realizado em regime de fretamento e capital social integralizado igual ou superior a 120 (cento e vinte) mil reais, devidamente registrado na forma da lei, bem como documentos de eleição e posse de seus administradores, conforme o caso;
    §1º Na impossibilidade de comprovação de capital social integralizado no valor estabelecido no inciso I, fica a transportadora obrigada à contratação de Seguro Garantia.
    Como funciona esse seguro garantia, já considerando a hipótese de que o cliente não possui esses recursos para integralizar o capital social ?

Desde já agradeço!

2 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Maiara, tudo bem?

Em pesquisa sobre o assunto, entendi que esse seguro funciona como uma garantia financeira para a ANTT, substituindo a comprovação desse capital, e serve para cobrir eventuais responsabilidades da empresa caso ela não cumpra com suas obrigações legais. Então na prática, ele é como uma “carta de fiança” emitida por uma seguradora, onde a empresa paga um valor anual para manter essa garantia ativa.

Portanto, o ideal, nesse caso, seria seu cliente buscar uma corretora de seguros especializada para verificar valores, condições e exigências específicas, já que esse seguro será apresentado à ANTT como parte da documentação necessária para a regularização.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.