RET

FV
    🌱
    🌱 0 pts
    Bom dia amigos.
    Alguém poderia me ajudar??

Como incluir um CNPJ de incorporadora no REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO?

Para aderir ao RET tem que ser feito uma inscrição de CNPJ (patrimônio de afetacao) com evento 109. Mas como faço essa inscrição? Tem algum custo na criação e na baixa desse CNPJ?

Abraços.
    2 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Fernanda,  bom dia!
    Se a incorporadora já estiver constituída, os próximos passos são:

- Registrar na Matrícula do Imóvel a incorporação imobiliária (com todo o detalhamento do empreendimento, quantidade de andares, enfim, todas as informações);

- Registrar na Matrícula do Imóvel que a incorporação imobiliária 

- Com esta averbação, você deverá requerer o CNPJ, através do evento 109 - Inscrição de incorporação imobiliária (patrimônio de afetação), utilizando a data da averbação da matrícula. Deverá levar para a Receita Federal a cópia autenticada da matrícula e DBE.

- Gerado o CNPJ, você deverá requerer o Dossiê Digital.

- Gerado o dossiê, você deverá solicitar via E-CAC a juntada dos seguintes documentos no processo digital:
    I - Preencher o Termo de Opção pelo Regime Especial de Tributação Aplicável às Incorporações Imobiliárias www.receita.fazenda.gov.br
    II - Matrícula do Imóvel;
    III - CNPJ da afetação;
    IV - Termo de adesão ao DTE - Domicílio Tributário Eletrônico;
    V - Certidão Federal; e
    VI - CRF - FGTS.

- Depois basta acompanhar o processo e aguardar a decisão da Receita Federal.
    Espero ter ajudado.
    FV
    🌱
    🌱 0 pts
    Obrigada Edilene.

É isso mesmo.
    Estou agora com dificuldade de como fazer essa inscrição de CNPJ e em saber se essa inscrição tem algum custo.

Se souber de algo que possa me passar...
    Encontrei um passo-a-passo no GOV.BR. Mas acabam surgindo dúvidas!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.