CERTIFICADO DIGITAL

WS
    🌱
    🌱 0 pts

Prezados,

Estou começando a captar clientes no simples nacional, pretendo fazer parceria para fazerem a parte da folha de pagamento.

Fiquei na dúvida com o certificado digital, os clientes me fornecem, teria algum problema em encaminhar para “terceiros”, para instalarem em suas máquinas para estarem efetuando as obrigações?

7 respostas15 visualizações

Respostas da Comunidade (7)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá William, tudo bem?

Não é recomendável que o certificado digital do cliente seja encaminhado a terceiros para instalação em outras máquinas. Isso porque o certificado tem validade jurídica e fiscal, e qualquer envio de obrigação feito com ele gera responsabilidade para o titular.

O ideal é que, nesses casos, o parceiro responsável pela folha tenha procuração eletrônica no e-CAC e no eSocial, para poder acessar e transmitir as obrigações com o próprio certificado, mas em nome do cliente.

Outra alternativa é o acesso remoto controlado, quando o cliente mantém o certificado instalado em seu computador e autoriza o parceiro a acessar apenas quando necessário.

Essas opções são mais seguras e evitam problemas de responsabilidade e segurança de dados.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.