COAF FORA DO PRAZO

RB
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite colegas.

Não fiz a declaração COAF neste ano de 2026. No meu caso seria a de não ocorrência. Acabei me perdendo e confesso que não tinha ne atentado a essa declaração visto ser meu primeiro ano.

Como procedo agora, posso realizar a declaração? Alguém saberia me informar se o valor da multa e muito alta?

Uma outra observação é que ano passado havia aberto meu cnpj e creio que deveria ter declarado através dele, correto? So que agora em fevereiro eu fiz a baixa dele.

2 respostas17 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Renata

Você ainda pode (e deve) entregar a COAF referente a 2025, mesmo estando em atraso. O sistema permite envio fora do prazo e a regularização espontânea reduz riscos de penalidades mais severas. a obrigação tem prazo original até 31/01/2026, e embora exista previsão de multa, no seu caso (primeiro ano e sem indícios de dolo) a tendência é algo mais brando ou até advertência, mas isso depende de avaliação.

Mesmo tendo baixado o CNPJ em fevereiro de 2026, a obrigação existia porque você exerceu atividade em 2025, já que a responsabilidade é do profissional, não apenas da empresa, então o correto agora é acessar o SISCOAF, enviar a declaração atrasada e manter o comprovante para fins de compliance.

Espero ter ajudado.

RB
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde! Obrigada pelo esclarecimento. Eu já realizei a declaração, só vou torcer para não ter muitos problemas.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.