Olá Luana
A declaração serve para comprovar uma realidade econômica já existente, informando que a esposa atua como colaboradora informal na atividade familiar, sem vínculo empregatício.
Não cria emprego, salário ou obrigação trabalhista; apenas declara que ela auxilia o cônjuge na atividade exercida, algo comum em feiras e pequenos negócios.
O objetivo é permitir a comprovação de renda perante bancos, escolas ou órgãos públicos, com base na verdade dos fatos, de forma simples e legal.
Segue uma sugestão de Declaração:
Eu, [nome completo do declarante], CPF nº [xxx], declaro para os devidos fins que exerço atividade econômica como feirante/comerciante, atualmente em processo de formalização por meio de CNPJ, e que minha esposa, [nome completo da esposa], CPF nº [xxx], atua comigo de forma informal, prestando auxílio e colaboração nas atividades desenvolvidas, tais como atendimento, organização e apoio operacional, sem vínculo empregatício, participando da atividade econômica familiar desde aproximadamente [mês/ano], contribuindo para a renda do núcleo familiar, com média mensal estimada de R$ [valor, se necessário]. Declaro que as informações acima são verdadeiras e estou ciente das responsabilidades legais decorrentes desta declaração
Espero ter ajudado.