CURSO BPO Financeiro

AM
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal, boa tarde. Estou em transição de carreira na qual sempre atuei como Auditora Externa e hoje estou planejando empreender e atender como BPO e Consulta Financeira para empresas. Finalizei o curso, mas fiquei com algumas dúvidas que estou esbarrando na prática.

Poderiam me ajudar?

• Tenho um cliente que é uma Ótica e já possui seu sistema de gestão de vendas que é um específico para óticas. Porém ele não faz parametrização com o sistema bancário. então as contas pagas no banco não são baixadas de forma automática no sistema. Estou demorando muito tempo para fazer toda a conciliação bancária dele, pois não preciso ir olhando conta a conta e não apenas o que “sobra”. Algum sugestão?

• Outra dúvida, no curso fala de Conta Azul, Ominie e alguns outros sistemas. A sugestão é que caso o cliente já tenha um sistema mude para algum desses?

• Para prestador de serviço para o BPO emitir a NF é mais simples, a professora diz que pode ser cobrado por NF, pois imagino que para um prestador ter ideia da quantidade é mais fácil, mas nesse caso que é uma empresa de varejo - que vende oculos e lentes - emite muitas NFs todos os dias e o sistema deles já faz isso. Como seria melhor atuar, no sistema deles mesmo ou no meu?

Obrigada!

2 respostas16 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Andreele

Na transição da Auditoria Externa para o BPO Financeiro, é importante separar claramente o que é sistema operacional do cliente e o que é sistema financeiro do BPO. No caso da ótica, o sistema específico que ela já utiliza deve ser mantido para vendas, estoque e emissão de notas, pois ele atende bem à operação do varejo. O problema da conciliação bancária ocorre porque esse tipo de sistema normalmente não é preparado para integração financeira; por isso, o caminho mais eficiente é não insistir em fazer o financeiro dentro dele. O ideal é criar um ambiente financeiro paralelo, em um sistema próprio de BPO, importar os extratos bancários (OFX/CSV) e trabalhar a conciliação por exceção ou por totais diários e meios de pagamento, reduzindo drasticamente o tempo gasto e aumentando a confiabilidade das informações.

Não é recomendável obrigar o cliente a trocar de sistema apenas para atender ao BPO. A troca só deve ser sugerida quando o sistema atual comprometer seriamente a qualidade das informações financeiras ou quando o cliente buscar um nível maior de gestão e relatórios. Em relação à cobrança, o modelo por nota fiscal funciona bem para prestadores de serviço, mas não é adequado para varejo, como óticas, que emitem grande volume diário de notas. Para esse perfil, o mais correto é cobrar um valor mensal fixo, definido por faixa de faturamento, complexidade operacional ou um modelo híbrido, com valor fixo mais projetos pontuais.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.