Divulgação de trabalhos

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Estou iniciando na área e surgiu uma dúvida sobre divulgação profissional nas redes sociais.

Atualmente tenho cadastro mobiliário como autônoma, pago ISS e também sou CLT na área fiscal, com recolhimento de INSS. Para divulgar meus serviços no Instagram, preciso comunicar ao CRC sobre essas atividades (como abertura, regularização, baixa, contabilidade mensal e entrega de obrigações)?

No momento ainda não tenho clientes fixos e realizo apenas alguns serviços que não envolvem escrituração contábil: como IR, declaração MEI.

No ano passado entrei em contato com o Conselho para informar que passaria a atuar com perícia, pois me inscrevi no TJ. Nesse caso, é necessário fazer alguma outra comunicação adicional sobre essas outras atividades que ainda não faço?

Outra dúvida: ao divulgar meu número de registro do CRC no Instagram, existe algum risco? Há alguma orientação sobre como me proteger caso meus dados sejam utilizados de forma inadequada?

Desde já, agradeço pela orientação.

2 respostas14 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Thamires

Você não precisa comunicar ao CRC apenas por divulgar ou realizar serviços contábeis pontuais como autônoma, desde que seu registro esteja ativo e regular. A comunicação ao Conselho normalmente é exigida quando há abertura de organização contábil (empresa ou escritório contábil), registro de responsabilidade técnica por empresas ou alteração cadastral relevante.

Como você mencionou que atualmente realiza apenas alguns serviços eventuais, como Imposto de Renda de Pessoa Física e declarações de MEI, sem escrituração contábil mensal ou carteira fixa de clientes, isso é considerado exercício profissional como pessoa física, o que não exige comunicação específica ao CRC. A informação que você já prestou anteriormente ao Conselho sobre sua atuação em perícia judicial foi adequada, mas isso não obriga a informar cada novo tipo de serviço que venha a prestar.

Quanto à divulgação do número de registro do CRC no Instagram, não há problema; pelo contrário, é uma prática comum e recomendada para identificação profissional.

Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.