Dúvida

MO
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, pessoal

Tenho um caso, excepcional.

Meu irmão trocou o sobrenome e ontem pegou a nova certidão no cartório. Ele tinha uma ação judicial de paternidade, e foi dado transito julgado que o homem era o pai dele e meu irmão optou por trocar o sobrenome.

No IRPF eu coloco o novo nome ou deixo o antigo? Verifiquei no ECAC e ele ainda tá com o nome antigo lá.

Se alguém conseguir ajudar, agradeço demais.

3 respostas14 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Micheli

Você deve informar o nome novo na declaração, pois o IRPF é vinculado ao CPF e não ao nome; porém, como o e-CAC ainda está com o nome antigo, o ideal é primeiro atualizar o CPF na Receita Federal para evitar divergências, e caso não dê tempo, pode entregar com o nome atualizado mesmo assim (mantendo o CPF correto e os informes), e depois fazer a atualização cadastral e, se necessário, retificar a declaração.

Espero ter ajudado.

MF
    🌱
    🌱 4 pts

@Micheli Aparecida De Oliveira Você pode atualizar o nome do seu irmão no CPF verificando primeiro se o cartório já fez a comunicação automática com a Receita; caso não tenha feito, a alteração pode ser solicitada pelo site da Receita Federal (preenchendo os dados e anexando a nova certidão com averbação) ou, em alguns casos, pelo e-CAC, sendo importante garantir que o nome fique exatamente igual ao da certidão e aguardar a atualização refletir no sistema antes ou após a entrega da declaração.

1. Via site da Receita Federal (online)

Se não tiver sido atualizado:

• CPF

• Nome novo

• Data de nascimento

• Nome da mãe

• Título de eleitor

Anexe os documentos:

• Nova certidão de nascimento (com averbação)

• Documento de identificação (RG/CPF)

1. Via e-CAC (quando possível)

• Acesse o e-CAC

• Menu: Outros > Cadastros > Alteração de Dados Cadastrais

(Obs.: nem todos os casos liberam por lá, especialmente alteração de nome — pode exigir validação documental)

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.