Iniciando atividades contábeis

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Olá! Estou iniciando, gostaria de saber quais são as preocupações que devo ter e se tenho que ter alguma obrigação voltada a prestação que farei.

Estou inscrita na prefeitura como profissional liberal.

Trabalho como CLT já contribuo o teto do INSS.

Estou pagando o Iss fixo anual.

Preciso comunicar o CRC sobre algo?

Como faço com esses valores que vou receber, inicialmente será pouco mensal, só tenho um cliente, posso deixar para compensar no ajuste anual? Como devo proceder?

2 respostas14 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Thamires

Só precisa avisar o CRC se o serviço que você presta for típico de contador (escrituração, balanço, consultoria contábil etc.). Se o serviço não for privativo de contador, não precisa comunicar nada ao CRC.

Em relação ao INSS, como você já paga pelo CLT no teto, não precisa pagar INSS como autônoma. Mesmo que alguém tente reter, seria indevido.

Como autônoma, você usa o Carnê-Leão Web (mensal), para apurar o Imposto de Renda. Todo valor recebido precisa ser lançado ali. Se ganhar pouco e não gerar imposto, tudo bem, fica para ajustar no IR anual automaticamente.

Como profissional liberal, paga o ISS fixo da prefeitura por ano, apenas mantenha esse pagamento em dia.

E só reforçando, estamos orientando os alunos quanto a 2ª regra da comunidade, pedimos sempre que cada postagem traga apenas uma dúvida por vez, assim conseguimos responder com mais agilidade e profundidade no tema.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.