ÍNICIO DA EMPRESA CONTÁBIL

DN
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal, tudo bem?
    Estou iniciando minha própria empresa contábil. Tenho experiência sólida e amplo conhecimento técnico, então me sinto preparado para dar esse passo.

O único ponto é que, no momento, não tenho capital suficiente para me sustentar nos primeiros meses da operação. No entanto, surgiu a oportunidade de contar com um investidor que se dispôs a aportar um valor inicial para que eu possa me estruturar e manter o negócio até que comece a gerar receita.

É válido aceitar esse tipo de investimento no início?
    Quais cuidados jurídicos e societários seria recomendado nesse caso?

6 respostas14 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Donizete, tudo bem?

Sim, é válido aceitar um investidor no início da sua empresa contábil, especialmente se você ainda não tem capital suficiente para se manter nos primeiros meses. Esse aporte pode ajudar a estruturar a operação, contratar sistemas, investir em marketing e garantir capital de giro até que a empresa comece a gerar receita.

No entanto, é fundamental tomar cuidados jurídicos e societários:

1. Formalizar o investimento por contrato: mesmo que seja alguém de confiança, tudo deve estar registrado — valor do aporte, participação nos lucros, direitos e deveres.

2. Definir o modelo de investimento:

• Sócio minoritário: entra no contrato social e participa dos lucros proporcionalmente, mas sem interferir na gestão;

• Mútuo conversível: aporte como empréstimo que pode se transformar em participação futura;

• Investidor-anjo: aporte com participação nos lucros por tempo determinado, sem virar sócio e sem interferir na gestão, previsto na Lei Complementar 155/2016.

3. Acordo de sócios (se houver sociedade): regula direito de voto, retirada, não concorrência, sucessão e regras de saída.

4. Registro contábil correto do aporte: como capital social, reserva de capital ou mútuo, conforme o modelo adotado.

5. Preservar o controle da gestão e da responsabilidade técnica, garantindo que o investidor não interfira nas decisões operacionais da empresa.

Aceitar investimento é uma estratégia válida, mas tudo precisa estar bem estruturado juridicamente para evitar problemas futuros e garantir segurança tanto para você quanto para o investidor.

Espero ter ajudado.

DS
    🌱
    🌱 0 pts

Quando comecei, era só eu e um notebook “tijolão” da Lenovo que só funcionava na tomada.

Fiz muito atendimento em posto de gasolina mesmo. Já tinha uma certa prática, mas foi com os cursos do Contabilidade Facilitada que realmente desenvolvi minha base técnica e confiança pra seguir em frente.

Uma dica: tenham cuidado ao aceitar um novo sócio apenas por questões financeiras.

Se o problema for falta de capital, talvez seja melhor buscar alternativas como banco, linha de crédito ou reserva própria (não me entendam mal).

O dinheiro do investidor acaba, mas o sócio permanece, e se não houver alinhamento, o negócio pode se tornar um problema.

Na contabilidade, especialmente, se o sócio não for da área, muitas vezes não vai entender nossa rotina, ética e a forma que trabalhamos.

Já recusei clientes com bons honorários por não concordar com certas práticas, e também serviços com valores muito baixos que não faziam sentido.

Pode até entrar menos receita, mas trabalhar dentro da ética e ter paz vale muito mais.

Conheço colegas que se associaram com pessoas da área comercial ,marketing e vendas e deu certo, porque havia alinhamento de propósito.

Então, não é que sociedade seja ruim, mas precisa ser muito bem pensada e combinada.

Mas essa é só minha opinião pessoal.

GR
    🌱
    🌱 30 pts

@Diego Bispo Da Silva trabalho no ramo de postos de combustível a 6 anos e agora quero montar meu próprio escritório contábil. Como você fez para atender esses postos no começo no escritório? Fico com dúvida sobre questão da equipe e preparo já que normalmente são empresas com movimentações altas

DS
    🌱
    🌱 0 pts

@Gustavo de Almeida rodrigues Trabalhei uma vez na contabilidade de posto de gasolina, mas foi a muito tempo. Nunca tive um posto de gasolina como cliente, evito pegar essas empresas por conta da complexidade e dos riscos também. É muita responsabilidade acima da minha capacidade.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.