Olá Ana Cristina, bom dia.
O Microempreendedor Individual (MEI) e a Microempresa (ME) possuem diferenças significativas. O MEI é voltado para empreendedores que faturam até R$ 81 mil por ano, podem contratar apenas um funcionário e exercem atividades listadas em uma tabela específica de CNAEs. Além disso, o pagamento de tributos é feito de forma simplificada, por meio de um valor fixo mensal (DAS-MEI). Por sua vez, a Microempresa (ME) abrange empreendimentos com faturamento anual de até R$ 360 mil, permitindo a contratação de mais de um funcionário e sem restrições de atividades. No caso da ME, o regime tributário pode ser o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real, dependendo das características do negócio.
Quanto à atuação de um profissional sem registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), é permitido auxiliar em tarefas administrativas e orientações gerais, mas atividades contábeis específicas, como apuração de impostos e elaboração de balanços, devem ser realizadas por um contador registrado. Para o MEI, que possui uma contabilidade mais simples, a exigência de um contador é reduzida, mas para a ME, o acompanhamento de um profissional habilitado é indispensável.
Em relação ao regime de tributação, tanto o MEI quanto a ME podem optar pelo Simples Nacional, que é um sistema simplificado de arrecadação de impostos. O MEI já está automaticamente enquadrado no Simples Nacional, enquanto a ME pode escolher entre este regime e outros, como Lucro Presumido ou Lucro Real, dependendo do faturamento e da atividade exercida.
Espero ter ajudado