MUTUO ENTRE EMPRESAS

ES
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite!

Estou com um cliente que tem várias empresas ,e faz transferencia de valores de uma pra outra, foi feito em 2024 e 2025, sendo que não foi feito contrato de mutuo referentes a essas transferencias, inclusive foram pagas despesas de uma empresa, na outra empresa.

Pergunto.

Esses que já foram feitas essas transferencias, como classificar na contabilidade, não tendo o contrato de mutuo, pode fazer agora?

*Em 2026, provavelmente ira continuar transferindo de uma empresa para outra, como deve ser feito um contrato de mutuo? Como são varias transferencias no mes e provavelmente vai ter todo mês, só contrato de mutuo serve ou qual outro documento que posso fazer? Ou a cada operação teria que fazer?

2 respostas15 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá, Elaine, tudo bem?

Sobre as transferências já realizadas, não existe uma orientação exata de regularização, pois o correto teria sido a formalização prévia de um contrato de mútuo. Caso esse contrato existisse, os valores seriam contabilizados como empréstimos com terceiros. Ainda assim, essa acaba sendo a única conta contábil possível para registrar essas movimentações, mesmo sem o contrato, devendo o cliente ser orientado quanto à necessidade dessa formalização.

Quanto à elaboração do contrato agora, o ideal é contar com o respaldo jurídico de um advogado, principalmente pelo tipo de movimentação entre as empresas e pela recorrência das transferências, inclusive para sua segurança como contadora.

No momento, não temos modelo de contrato de mútuo disponível na plataforma.

Espero ter ajudado.

JA
    🌱
    🌱 0 pts

Elaine, preciso falar com você, a respeito de parceria.

Quando possível me envia um e-mail, por favor e obrigado.

jailtonpaiv@gmail.com

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.