Olá pessoal, muito bom dia! Espero que estejam bens!

LS
    🌱
    🌱 0 pts

A pouco tempo iniciei meu escritório de contabilidade e recebi agora 5 clientes (4 MEIs e 1 autônomo) que chegaram sem qualquer controle organizado de faturamento. Já realizei a regularização de pendências e débitos existentes, porém, para iniciar a assessoria de forma adequada, preciso estruturar a situação financeira deles.

Os clientes me encaminharam os extratos bancários dos últimos 12 meses, e já identifiquei que alguns possivelmente ultrapassaram o limite de faturamento do MEI, sendo necessário avaliar eventual desenquadramento.

Minha dúvida é: qual a melhor prática que vocês utilizam para apurar e informar à Receita o faturamento mais próximo da realidade, considerando que não há controle formal de receitas anteriores e que os dados disponíveis são apenas os extratos bancários?

2 respostas13 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Lourival, tudo bem?

Minha recomendação é reconstruir o faturamento com base nos extratos bancários, identificando quais entradas efetivamente correspondem a receitas da atividade e desconsiderando transferências, empréstimos, estornos e aportes. Sempre que possível, esses valores devem ser confrontados com notas fiscais, recibos, contratos e demais documentos disponíveis.

Caso seja identificado excesso de faturamento no período em que o contribuinte estava enquadrado como MEI, o ideal é realizar a regularização o quanto antes, promovendo o desenquadramento quando necessário. Além disso, é importante documentar que a apuração foi realizada com base nas informações fornecidas pelo cliente, reduzindo riscos em eventual fiscalização.

Espero ter ajudado

LS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Thainan Oliveira! Tudo bem?

Muito obrigado pela resposta e pela disposição em ajudar.

Foi exatamente essa linha que acabei seguindo: fiz a reconstrução do faturamento a partir dos extratos bancários, segregando transferências, estornos e demais movimentações que não representavam receita da atividade. Agora estou confrontando as informações com os documentos que os clientes possuem para chegar o mais próximo possível da realidade.

Também estou avaliando os casos de possível excesso de faturamento para verificar a necessidade de desenquadramento do MEI e demais regularizações.

Agradeço pela orientação

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.