Profissional Autônomo

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Olá! Tudo bem?

Retificando, estou iniciando no empreendedorismo contábil, tenho dúvidas.

Uma pessoa que é enfermeira graduada com Coren e pós-graduada em estética, reconhecida pelo mec. Gostaria de saber se pode abrir uma clínica de estética e atuar como autônoma.

Quais são os requisitos legais e profissionais para isso?

Quais obrigações preciso cumprir (COREN, Vigilância Sanitária, tributação etc.)?

E como faço para regularizar a atuação e a clínica?

5 respostas14 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Thamires

Sim, você pode abrir sua própria clínica de estética sendo enfermeira, desde que esteja com o registro ativo no COREN e tenha pós-graduação em estética reconhecida pelo MEC. Você só pode realizar procedimentos que estejam dentro do que a enfermagem permite, não pode fazer atos exclusivos de médicos.

Para abrir a clínica de forma regular, você precisa:

• Abrir um CNPJ (com ajuda de um contador).

• Escolher a atividade correta (CNAE de estética).

• Fazer inscrição na prefeitura.

• Solicitar alvará de funcionamento.

• Obter licença da Vigilância Sanitária.

• Ter um Responsável Técnico registrado no COREN (pode ser você mesma).

• Seguir as regras de higiene, descarte de resíduos e manter prontuário dos clientes.

• Emitir nota fiscal e pagar os impostos (normalmente pelo Simples Nacional).

Espero ter ajudado.

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura não, desculpa, eu não sou enfermeira, sou contadora iniciando, esqueci de mencionar isso. Tenho uma amiga que é enfermeira e quer que eu faça os procedimentos para ela.

No caso ela já tem Coren e pós com reconhecimento MEC.

Eu como contadora preciso saber se ela pode atuar neste início como PF autônoma, pois como está em inicio de atuação tem poucos recursos e pouco faturamento, creio que seja por pouco tempo, visto que ela já está com a clínica montada só precisa se regularizar para se formalizar e depois crescer gradualmente.

Eu quero fazer a melhor recomendação para ela e pretendo ajudá-la para que eu tenha um nicho para atuar, ela será minha primeira cliente.

MF
    🌱
    🌱 4 pts

@Thamires Sim, ela pode iniciar como pessoa física autônoma. No entanto, mesmo como PF, se já possui clínica montada com ponto físico, será obrigada a obter alvará de funcionamento, licença da Vigilância Sanitária, cadastro municipal e formalização como responsável técnica, ou seja, a parte sanitária e municipal continua sendo exigida independentemente de ter CNPJ.

Do ponto de vista tributário, como autônoma ela recolherá INSS (20%), ISS e IR via Carnê-Leão (tabela progressiva até 27,5%), o que pode gerar uma carga elevada dependendo do faturamento.

Em muitos casos, abrir uma Microempresa no Simples Nacional é mais vantajoso, pois pode iniciar com alíquota menor, além de trazer mais segurança jurídica e facilitar o crescimento.

Assim, se a intenção já é estruturar a clínica e expandir, a recomendação técnica tende a ser abrir CNPJ desde o início; a atuação como PF só costuma ser interessante se o faturamento for muito baixo, não houver ponto fixo e a atividade for temporária.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.