Profissional liberal

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Bom dia!

Professores,

Não consegui entender como e quando será feito o cadastro nessa nova sistemática da reforma tributária.

O município que tenho cadastro mobiliário não aderiu o portal nacional, mas lendo vi que a partir de agosto todos os municípios passarão a ser obrigados.

A prefeitura do município a qual resido não publicou nenhuma orientação.

Ao tentar emitir minha primeira nota percebi que o campo IBS e CBS foi alimentado com os valores correspondentes as alíquotas testes, eu não tenho a opção de apagar ou editar, acredito que não tenha problema em faturar.

Sobre a reforma tributária preciso compreender melhor como será pois minha cliente também é profissional liberal e gostaria de orientá-la para evitar qualquer problema.

Tem algum módulo que trata especificamente desta parte?

Na plataforma tem bastante conteúdo de reforma, mas muitas coisas antigas, gostaria de saber quais são as mais recentes.

Poderiam me ajudar com a informação de como será a sistemática para profissional liberal, lendo e ouvindo matéria de reforma ainda não consegui compreender.

Obrigada!

1 respostas18 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Thamires, tudo bem?

Neste momento, os campos de IBS e CBS que estão aparecendo na emissão das notas fazem parte da fase de testes da Reforma Tributária. Em 2026 haverá apenas a demonstração dos tributos nas notas, sem recolhimento efetivo das alíquotas-teste, por isso, em regra, não há impedimento para emissão da NFS-e quando esses campos são preenchidos automaticamente pelo sistema.

Quanto ao cadastro, muitos municípios ainda estão em fase de adequação e divulgação dos procedimentos. A tendência é que haja integração cada vez maior com o Portal Nacional, mas ainda existem municípios que não divulgaram orientações específicas.

Para os profissionais liberais, a sistemática dependerá da forma de tributação (autônomo, Simples Nacional, Lucro Presumido etc.). A Reforma Tributária terá implementação gradual e a substituição completa dos tributos ocorrerá ao longo dos próximos anos. Neste momento, a principal orientação é acompanhar as atualizações do município e dos sistemas emissores de notas, pois ainda estão sendo publicados os atos regulamentares e procedimentos operacionais.

Temos um módulo sobre a Reforma Tributária aqui na comunidade, e vou deixar os links para facilitar sua consulta. Além disso, contamos com a Pós-Graduação em Reforma Tributária, que possui conteúdos mais completos, aprofundados e constantemente atualizados sobre as mudanças e seus impactos práticos para os contribuintes.

Espero ter ajudado.

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/280947-curso-avancado-de-reforma-tributaria

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.