Representante Comercial

AC
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde a todos !

Tenho alguma dúvidas referente a um cliente que está para se desenquadrar do MEI pela questão do faturamento e se tornar um representante comercial, logo pelo Regime do Simples Nacional.

Sendo essa representação dentro do mesmo município ele pagará ISS ? Tem alguma aula sobre ?

Imposto será pelo faturamento, como realizar o cálculo? Tem aula sobre?

Em relação a questão das demonstrações contábeis como funciona para esse caso ? Tem aula sobre?

Referente ao INSS, o profissional da contabilidade emite a guia para o representante ou o mesmo opta por recolher de forma individual e particular? Tem aula sobre ?

Existe algum sistema ou plataforma que permite realizar abertura, alteração, baixa ou desenquadramento usando um período como teste ? Tem aula sobre ?

Sei que para alguns são muitas perguntas óbvias, porém estou iniciando e tenho algumas dúvidas em relação a realização e efetivação dos processos com segurança.

3 respostas15 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Alex, tudo bem?

A atividade de representação comercial é considerada prestação de serviços e está na lista da LC 116/2003, então o ISS é devido normalmente.

No caso do Simples, o ISS já vem embutido no DAS.Ele só precisaria recolher ISS à parte se o tomador fizer retenção, conforme as regras do municípioe.

Estamos orientando os alunos quanto a 2ª regra da comunidade, pedimos sempre que cada postagem traga apenas uma dúvida por vez, assim conseguimos responder com mais agilidade e profundidade no tema.

Segue link da aula para te auxiliar: https://alunos.contabilidadefacilitada.com/236228-rotina-pratica-para-empresas-do-simples-nacional/4684017-pgdas

Espero ter ajudado.

AC
    🌱
    🌱 0 pts

Oi boa tarde!

Agradeço pelo retorno.

É necessário criar outra publicação ou posso continuar por aqui ?

Se eu puder referente a questão da integralização do capital, as demonstrações contábeis para esse nicho de representação e se tem sistema ou não de modo teste para abertura, alteração e desenquadramento das empresas.

TO
    🌱
    🌱 6 pts

@Alex De Souza Costa Em relação ao sistema de teste para abertura, alteração ou desenquadramento, não existe ambiente de testes.
    Esses procedimentos são feitos exclusivamente nos portais oficiais: Junta Comercial, Redesim, Receita Federal etc. Sistemas contábeis só fazem lançamentos internos, não executam a constituição ou alterações do CNPJ.

Já sobre integralização do capital e retinas contábeis, temos aulas, segue o link: https://alunos.contabilidadefacilitada.com/121239-rotinas-contabeis

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.