Fórum CF
    InícioCategoriasRanking
    Acesso
    Fórum CFFórum Contabilidade Facilitada
    1. Início
    2. Categorias
    3. Regimes de Tributação
    4. ATIVIDADES DIFERENTES NO MESMO CNPJ

ATIVIDADES DIFERENTES NO MESMO CNPJ

PA
    🌱
    Patricia Soares De Almeida
    🌱 Iniciante0 pts

Boa tarde a todos,

Tenho um cliente da área de TI que quer incluir a atividade de venda de produtos impressos em 3D no mesmo CNPJ, acredito que seja uma atividade segundaria. A maior fonte de renda seria a prestação de serviços em TI, posso ter CNAES diferentes no mesmo PJ?

att,

2 respostas59 visualizações03/02/26, 17:19

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    Thamires Gomes
    🌱 Iniciante33 pts

Olá Patricia, tudo bem?

Sim, é possível ter CNAEs diferentes no mesmo CNPJ, desde que as atividades não tenham um impedimento por conselho de classe, o que, pelo que você mencionou, acredito que não seja o caso.

Nesse cenário, a prestação de serviços em TI pode permanecer como atividade principal, e a venda de produtos impressos em 3D pode ser incluída como atividade secundária. O principal ponto de atenção é garantir a coerência entre as atividades e avaliar os impactos tributários. Se uma atividade for considerada serviço e a outra comércio, é necessário fazer a apuração correta do que é serviço e do que é comércio.

Além disso, se não me engano, dependendo do CNAE, a atividade de TI pode estar sujeita ao Fator R, então esses pontos tributários também precisam ser avaliados.

Não vejo impedimento, mas vale analisar a parte fiscal.

Espero ter ajudado.

05/02/26, 13:09
    PA
    🌱
    Patricia Soares De Almeida
    🌱 Iniciante0 pts

Obrigada Thamires Gomes, no meu caso esse cliente imprime bonecos em impressora 3D, pinta a mão e vende online. Devo caracterizar prestação de serviços ou industria? Esse CNAE seria a melhor opção? 3299-0/99 — Fabricação de produtos diversos não especificados anteriormente. O que me sugere?

19/02/26, 14:09

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.

Tópicos Relacionados

Como encontrara a Alíquota do ISS no SimplesObrigações acessórias de empresa do Lucro PresumidoFator R - Empresa NovaSITE ONDE CONSULTAR REGIME TRIBUTAÇÃO PELO CNPJApuração do ganho de capital de participação em sociedade por conta de participação

Tópicos Mais Vistos

Crédito de IBS/CBS na compra de Combustível para consumoCálculo da Servidão Administrativa no ITRBENEFÍCIO FISCAL ICMS DISTRITO FEDERAL..Dúvida sobre enquadramento IBS/CBS – Comissão de corretagem de seguroscalculo de IBS e CBS Simples Nacional Hibrido

🏆 Top Contribuidores

1
    Antônio  Glademyr SILVERIO
    👑

Antônio Glademyr SILVERIO

6162 pts
    2
    DS
    🏅

Darlane Silva Santos

2991 pts
    3
    Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza
    ⭐

Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza

1764 pts
    4
    LC
    ⭐

Letícia Cristovão

1497 pts
    5
    KC
    ⭐

KARITA ALVES CORREIA

1183 pts
    InícioCursos e PósCategoriasRankingRegras do FórumTermos de Uso
    © 2026 Contabilidade Facilitada. Todos os direitos reservados.
    InícioBuscar
    Nova
    Matrículas abertas na Pós-graduação em Auditoria e ComplianceMatrículas abertas na Pós-graduação em Auditoria e Compliance