Fator R - Empresa Nova

PA
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia Pessoal,

Estou com a seguinte situação, abri uma empresa no final de maio dia 26. Meu cliente começou a atuar como PJ em junho. Enviei todas as obrigações acessórias mês passado ref. ao mês 05 zeradas. Fui simular o simples nacional e a alíquota está dando 15%. Recebi hoje as informações para emissão da NF ref. a junho. Pra ele sair da alíquota de 15% posso emitir essa NF com data de julho, tirar o pró-labore de junho e apurar no mês de julho? Cheguei a usar a planilha da aula, mais ficou meio confuso. Na simulação no site do Simples não esta multiplicando por 12. Alguém pode me ajudar?

1 respostas29 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Boa tarde Patrícia!

O sistema não está multiplicando por 12, pois só é feito essa multiplicação na primeira apuração. Via de regra, temos o seguinte no primeiro ano de abertura da empresa:

1º mês de atividade: Multiplica-se o faturamento do mês por 12.

Do 2º ao 12º mês: Soma-se a receita desde a abertura, divide-se pelo número de meses em atividade e multiplica-se por 12.

A mesma ideia de proporção, vale para cálculo do fator R também.

Mas lembre-se, que você só pode considerar faturamento e folha de pagamento do mesmo mês. Não pode pegar um faturamento de julho, e o pagamento da folha de pagamento de maio, por exemplo. No seu caso, você vai fazer a proporção de fato, considerando os meses de abertura da empresa.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.