Carnê leão

LM
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, gostaria de saber se tem um check list que me auxilie pra enviar a um novo lead da documentação que ele precisa me enviar para dar início ao carnê leão e se teria também um passo a passo de como cadastrar ele no SAL visto que ele não tem CTPS física nesse caso o número do NIT/PIS seria o CPF? o código dele seria de contribuinte individual? ele já trabalha como CLT, como devo proceder para saber quanto devo recolher a previdência dele visto que já tem retenção como empregado

2 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Laiane, boa tarde.

No carnê leão, é solicitado apenas: endereço residencial, numero o PIS, numero do registro profissional (se houver). O acesso é feito diretamente pelo e-cac.

Se o profissional é registrado como CLT então ele tem número de PIS, pode ser usado o mesmo número, ele pode solicitar a empresa ou então olhar no extrato de contribuições do MEU INSS. Mesmo ele contribuindo como CLT, ao atuar de maneira autônoma, também deve contribuir se ainda não atingiu o teto.
    O código irá depender da modalidade mas normalmente autônomos recolhem 20% sobre o faturamento mensal.

Espero ter ajudado.

LM
    🌱
    🌱 0 pts

Então se ela retém por exemplo 300 reais de INSS como CLT e trabalhando como profissional liberal ela tira 10 mil reais de recibos o que deveria recolher pelo teto nesse caso, eu desconto do valor da retenção do teto do INSS o que já foi retido como CLT

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.