Como preencher o primeiro PGDAS?

JB
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia colegas, estou com uma dúvida. Um cliente alterou seu cnpj comigo recentemente e transformou seu então MEI em sociedade limitada. Agora preciso realizar a apuração de seu primeiro PGDAS mas me veio uma dúvida. A partir de 01/01/2026 ele já não era mais MEI e ficou como EI do simples até 06/03/26. Ao realizar a apuração dos impostos do mês de janeiro/2026 tenho que informar as receitas dos últimos meses do MEI ou deixo tudo em branco? Agradeço qualquer ajuda.

1 respostas13 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá João

Mesmo que a empresa estivesse no MEI antes, você deve informar as receitas que ela teve nesse período, pois o sistema considera o histórico de faturamento da atividade para calcular corretamente a tributação. Portanto, ao fazer a apuração de janeiro/2026, você deve preencher os meses anteriores com as receitas que o cliente teve como MEI em 2025 (no mercado interno, se for o caso). Deixar os campos zerados só seria correto se realmente não tivesse havido faturamento, pois caso contrário o PGDAS calculará a alíquota como se a empresa não tivesse receita anterior, podendo gerar apuração incorreta.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.