Fórum CF
    InícioCategoriasRanking
    Acesso
    Fórum CFFórum Contabilidade Facilitada
    1. Início
    2. Categorias
    3. Regimes de Tributação
    4. Dúvida em Relação ao cálculo DIFAL

Dúvida em Relação ao cálculo DIFAL

VS
    🌱
    Vitório Deolá Oliveira Santos
    🌱 Iniciante0 pts

Bom dia, meus amigos. Tenho um cliente daqui da Bahia que fez uma compra de mercadorias em Santa Catarina. Estou em dúvidas em relação ao cálculo DIFAL, vocês podem me ajudar?

Compra de SC para BA

Valor de compra + Frete + IP: 41.962,02

Alíquota Bahia: 19%

Alíquota interestadual da operação: 7% (1-7% = 0,93)

DIFAL: 12%

41.962,02 / 0,93 = 45.120,45

45.120,45 × 12% (DIFAL) = 5.414,45

O Cálculo está correto?

1 respostas28 visualizações28/11/23, 13:55

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    Thamires Gomes
    🌱 Iniciante33 pts
    Olá Vitório, Boa tarde! Tudo bem?
    Agradeço por compartilhar sua dúvida conosco.

Entendo que sua questão é bastante específica, relacionada ao cálculo de DIFAL em transações entre a Bahia e Santa Catarina. Infelizmente, não posso analisar alguns casos específicos pois podem haver alguma necessidade de análise mais precisa a ser considerada sobre o seu cliente, mas estou aqui para ajudar no que for possível, especialmente no que diz respeito às aulas e conteúdos do nosso curso.

Como sugestão, deixarei abaixo, o link das aulas de DIFAL, que é uma maneira eficaz de buscar esclarecimentos.  Nossos professores detalham pontos cruciais nessas aulas a serem considerados na análise:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/97342-apuracao-de-tributos-simples-nacional/2322771-difal-e-antecipacao

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/69678-icms-teoria-e-pratica/1601979-diferencial-de-aliquotas

Caso tenha dúvidas sobre os conteúdos abordados nas aulas ou precise de mais informações sobre o tema em geral, estamos à disposição para ajudar.

Espero ter te ajudado!
    29/11/23, 20:34

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.

Tópicos Relacionados

Como encontrara a Alíquota do ISS no SimplesObrigações acessórias de empresa do Lucro PresumidoFator R - Empresa NovaSITE ONDE CONSULTAR REGIME TRIBUTAÇÃO PELO CNPJApuração do ganho de capital de participação em sociedade por conta de participação

Tópicos Mais Vistos

Crédito de IBS/CBS na compra de Combustível para consumoCálculo da Servidão Administrativa no ITRBENEFÍCIO FISCAL ICMS DISTRITO FEDERAL..Dúvida sobre enquadramento IBS/CBS – Comissão de corretagem de seguroscalculo de IBS e CBS Simples Nacional Hibrido

🏆 Top Contribuidores

1
    Antônio  Glademyr SILVERIO
    👑

Antônio Glademyr SILVERIO

6162 pts
    2
    DS
    🏅

Darlane Silva Santos

2991 pts
    3
    Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza
    ⭐

Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza

1764 pts
    4
    LC
    ⭐

Letícia Cristovão

1497 pts
    5
    KC
    ⭐

KARITA ALVES CORREIA

1183 pts
    InícioCursos e PósCategoriasRankingRegras do FórumTermos de Uso
    © 2026 Contabilidade Facilitada. Todos os direitos reservados.
    InícioBuscar
    Nova
    Matrículas abertas na Pós-graduação em Auditoria e ComplianceMatrículas abertas na Pós-graduação em Auditoria e Compliance