Dúvida vantagem para psicólogo

AS
    🌱

Olá

Até onde é válido um pscicólogo estar trabalhar com PF ?

Como faço esse planejamento para ele ?

O que perguntar?

11 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (11)

RA
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia Andressa,

Você precisa ver com seu cliente o faturamento mensal e avaliar os impostos pagos no CPF e na PJ.

Caso seja acima de R$ 5.000,00 pode valer a pena abrir um CNPJ. Mas para confirmar você precisa fazer um comparativo dos impostos pago como autônomo e como ficaria na PJ, com base no faturamento.

Espero ter ajudado.

AS
    🌱

Eu fiz isso, mas sinto que tem algo errado, o valor mensal dela é 4.500, fiz uma simulaçao em umas planilhas com base no meu conhecimento, porem ta sendo melhor ela começar com CNPJ, pois PF esta saindo mais caro, poderia verificar se é essa linha de raciocínio mesmo ?

TG
    🌱
    🌱 31 pts

@Andressa Carla Gonçalves Da Silva Olá Andressa, tudo bem contigo?

Aparentemente, a primeira planilha da PF está correta. Porém, na segunda, referente ao pró-labore, o valor deveria ser de 1 salário mínimo vigente, que no caso é R$1.518,00. Com isso, o INSS de 11% será de R$166,98, o que já vai aumentar o custo na PJ.

Quanto ao valor da contabilidade, acredito que o ajuste pode ser feito para pelo menos R$450,00. Isso porque, como PJ, você terá mais obrigações da empresa a cumprir, como e-Social, DCTFWeb, DEFIS, ECD (caso opte por não imprimir o livro diário), EFD-Reinf (se houver distribuição de lucros), além do custo com o sistema contábil, entre outros.

Também acho importante que você verifique os custos de regularização na PF para sua cliente, como o valor do ISS que ela irá pagar (algumas prefeituras cobram valores bem altos). Além disso, consulte os custos para abertura do CNPJ na junta comercial, na prefeitura e no conselho de classe.

Espero ter ajudado!

CB
    🌱
    🌱 0 pts

@Andressa Carla Gonçalves Da Silva Uma contribuição. Na planilha da pessoa física eu vi que você calculou o INSS sobre 20% do faturamento (-) despesas, mas para fins de INSS os 20% é sobre o faturamento total, não desconta as despesas. Caso ela não preste serviço para PJ pode optar por contribuir no plano simplificado com 11% sobre um salário mínimo. Ainda, para as simulações eu vejo o impacto da declaração anual de imposto de renda, pois a depender se ela tem outras receitas, pode aumentar o valor a pagar no final do ano, ou quem sabe diminuir. Ainda, eu vejo muita gente vendendo a idéia de que vale a pena, mas não consideram o custo fixo do contador que aumenta. Abs

AS
    🌱

Entendi, nao coloquei um salario minino pq ela é pscologa nao ficaria sujeita ao fator R para calculo ?

TG
    🌱
    🌱 31 pts

@Andressa Carla Gonçalves Da Silva Olá, tudo bem? Não consegui entender a sua pergunta.

Mas falando de modo geral, se a folha de pagamento representar 28% ou mais do faturamento, a empresa pode tributar pelo Anexo III. Não há problema se a alíquota for maior que 28%, pois o critério mínimo já foi atendido.

O que não pode acontecer é a folha ser menor que 28%, pois, nesse caso, a empresa será tributada pelo Anexo V, que tem alíquotas mais altas.

TG
    🌱
    🌱 31 pts

@Andressa Carla Gonçalves Da Silva Olá!

O cálculo para verificar se a PJ se enquadra no fator R é:

Fator R = (Total da folha de salários dos últimos 12 meses, incluindo pró-labore) ÷ (Receita bruta dos últimos 12 meses)

Regras de aplicação:

Se o Fator R for igual ou superior a 28%, a empresa pode ser tributada pelo Anexo III do Simples Nacional.

Se o Fator R for inferior a 28%, a tributação será pelo Anexo V.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.