EMPRESÁRIO INDIVIDUAL/SIMPLES

LO
    🌱
    Liria Oliva
    🌱 0 pts

Pessoal, preciso de uma ajuda: Tenho um cliente que saiu do MEI em Abril deste ano e de lá pra cá não tem movimentado quase nada a empresa. Hoje ele trabalha de forma autônoma para uma empresa, e eles fazem o pagamento na conta pessoal dele. Ele quer agora regularizar as pendências que tiverem tanto no CNPJ como no CPF pois deseja comprovar a renda para compra de imóveis no futuro.

Minha pergunta é a seguinte: Neste caso, a empresa que ele presta serviço não faz o RPA e ele também não tem contrato PJ. O correto seria então fazer o carnê-leão dele?

E sobre a empresa, ele deseja manter pois quer alavancar os negócios em 2025 então é melhor eu definir com ele um pró-labore e ele receber dessa empresa através da conta PJ? Precisaria de contrato neste caso?

Obrigada.

2 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Liria, boa tarde.

Primeiro seu cliente precisa acertar a parte jurídica do trabalho dele, se ele vai atuar com a empresa dele, deve haver o contrato de serviços entre as partes (PJ X PJ) e assim tributar corretamente perante a contabilidade. Agora se ele irá atuar como autônomo trabalhando para PJ, deve haver contrato e RPA. Carne Leão seria somente se ele recebesse de PF.

Espero ter ajudado.

LO
    🌱
    Liria Oliva
    🌱 0 pts

@MARCELA NORONHA Certo, obrigada Marcela. Então no caso para comprovar renda não tem o que possa ser feito neste ano?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.